A educomunicação como ferramenta estratégica para a implementação das competências dos NAPNEs no IFRO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Marialva de Souza-
Autor(es): dc.contributorAguiar, Cleonete Martins de-
Autor(es): dc.creatorSouza, Maria Fernanda-
Autor(es): dc.creatorCruz, Suzana da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:11:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:11:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-06-23-
Data de envio: dc.date.issued2025-06-23-
Data de envio: dc.date.issued2024-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1797-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1005030-
Descrição: dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentado à coordenação do curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública EaD do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO, Campus Porto Velho Zona Norte,como requisito para a obtenção do título de Tecnóloga em Gestão Pública.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho tem como objetivo demonstrar de que maneira a educomunicação pode potencializar as ações e competências dos Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNEs) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO). O foco está nas competências definidas pela Resolução nº 35/REIT - CONSUP/IFRO, de 02 de junho de 2020, que estabelece as diretrizes para a criação e funcionamento desses Núcleos. Parte-se da premissa de que a educomunicação pode ser uma estratégia pedagógica, e em sua finalidade, propõe a construção de sistemas comunicativos, abertos e criativos, A problemática que norteia esta pesquisa é: de que forma a educomunicação pode atuar como uma ferramenta capaz de proporcionar maior inclusão e engajamento nas ações desenvolvidas pelos NAPNEs do IFRO? O objetivo geral desta pesquisa é analisar o papel da educomunicação como ferramenta de inclusão nas atividades realizadas pelos NAPNEs do IFRO. Este artigo também destaca os avanços dos direitos das pessoas com deficiência, demonstrados por meio da história e das leis que foram criadas para garantir o respeito e a igualdade. A metodologia utilizada foi a bibliográfica e documental, realizada com o objetivo de aprofundar o conhecimento sobre a educomunicação e seu papel como ferramenta de inclusão no contexto educacional.-
Descrição: dc.descriptionThis work aims to demonstrate how educommunication can enhance the actions and skills of the Centers for Assistance to People with Specific Educational Needs (NAPNEs) of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rondônia (IFRO). The focus is on the skills defined by Resolution No. 35/REIT - CONSUP/IFRO, of June 2, 2020, which establishes the guidelines for the creation and operation of these Centers. It is based on the premise that educommunication can be a pedagogical strategy, and in its purpose, it proposes the construction of communicative, open and creative systems. The problem that guides this research is: in what way can educommunication act as a tool capable of providing greater inclusion and engagement in the actions developed by the NAPNEs of IFRO? The general objective of this research is to analyze the role of educommunication as a tool for inclusion in the activities carried out by the NAPNEs of IFRO. This article also highlights the advances in the rights of people with disabilities, demonstrated through history and laws that were created to ensure respect and equality. The methodology used was bibliographic and documentary, carried out with the objective of deepening knowledge about educommunication and its role as a tool for inclusion in the educational context.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Publicador: dc.publisherCampus Porto Velho Zona Norte-
Publicador: dc.publisherTecnologia em Gestão Pública (EaD)-
Palavras-chave: dc.subjecteducomunicação-
Palavras-chave: dc.subjectigualdade-
Palavras-chave: dc.subjectequidade-
Palavras-chave: dc.subjectinclusão-
Palavras-chave: dc.subjecteducação-
Palavras-chave: dc.subjecteducommunication-
Palavras-chave: dc.subjectequality-
Palavras-chave: dc.subjectequity-
Palavras-chave: dc.subjectinclusion-
Palavras-chave: dc.subjecteducation-
Título: dc.titleA educomunicação como ferramenta estratégica para a implementação das competências dos NAPNEs no IFRO-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - IFRO

Não existem arquivos associados a este item.