Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Guardia, Gleison | - |
Autor(es): dc.creator | Almeida, Abimar Oliveira de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:11:17Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:11:17Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1972 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1004922 | - |
Descrição: dc.description | Relatório técnico entregue como Trabalho de Conclusão de Curso ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ji-Paraná, como requisito parcial para obtenção do grau de Especialista junto ao Curso Pós-Graduação Lato Sensu em Informática na Educação do IFRO, sob a orientação do professor Mestre Gleison Guardia. | - |
Descrição: dc.description | O uso de tecnologias digitais no ensino técnico tem ampliado as possibilidades pedagógicas, sendo a gamificação uma estratégia que aumenta o engajamento e a motivação dos estudantes. O Kahoot é uma ferramenta interativa que permite revisar conteúdos de forma lúdica, e este estudo teve como objetivo avaliar sua aplicação no ensino de práticas agropecuárias para alunos do 1º, 2º e 3º ano do curso técnico em agropecuária, nas disciplinas de agricultura e fruticultura. As atividades foram planejadas e aplicadas através questionários de múltipla escolha. Os estudantes participaram utilizando computadores, e foram divididos em dois grupos, sendo o Grupo 01 composto por meninos e o Grupo 02 por meninas. Durante a aplicação, observou-se participação integral, atenção e engajamento na resolução das questões. O desempenho médio do Grupo 01 foi de 76% de acertos, enquanto o Grupo 02 obteve 59%, evidenciando diferença significativa entre os grupos. A análise geral mostrou aumento na fixação de conteúdos, melhoria na aprendizagem e incentivo à interação e à participação ativa dos alunos. Os resultados indicam que o Kahoot é um recurso eficiente para revisão e consolidação de conteúdos técnicos, promovendo maior motivação, engajamento e aprendizado significativo no contexto do ensino agropecuário. Além disso, a ferramenta contribui para metodologias ativas, proporcionando um ambiente educativo mais dinâmico e participativo, alinhado às demandas contemporâneas da formação técnica. | - |
Descrição: dc.description | The use of digital technologies in technical education has expanded pedagogical possibilities, with gamification being a strategy that increases student engagement and motivation. Kahoot is an interactive tool that allows content to be reviewed in a playful manner, and this study aimed to evaluate its application in teaching agricultural practices to students in the 1st, 2nd, and 3rd years of the technical course in agriculture, in the disciplines of agriculture and fruit growing. The activities were planned and implemented through multiple-choice questionnaires. Students participated using computers and were divided into two groups, with Group 01 consisting of boys and Group 02 of girls. During the application, full participation, attention, and engagement in solving the questions were observed. The average performance of Group 01 was 76% correct answers, while Group 02 achieved 59%, showing a significant difference between the groups. Overall analysis showed an increase in content retention, improvement in learning, and encouragement of interaction and active participation among students. The results indicate that Kahoot is an effective resource for reviewing and consolidating technical content, promoting greater motivation, engagement, and meaningful learning in the context of agricultural education. Furthermore, the tool contributes to active methodologies, providing a more dynamic and participatory educational environment, aligned with the contemporary demands of technical training. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Publicador: dc.publisher | Campus Ji-Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Especialização em Informática na Educação (EaD) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gamificação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Kahoot | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gamification | - |
Palavras-chave: dc.subject | Kahoot | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
Título: dc.title | Kahoot como recurso didático para o ensino de práticas agropecuárias | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - IFRO |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: