Sensus assoupire : educação e corpo em Agostinho, Descartes, Nietzsche e Adorno.

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Autor(es): dc.creatorAlves Júnior, Douglas Garcia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:11:16Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:11:16Z-
Data de envio: dc.date.issued2012-11-30-
Data de envio: dc.date.issued2012-11-30-
Data de envio: dc.date.issued2005-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/1923-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1004914-
Descrição: dc.descriptionEste artigo tem por objetivo delinear alguns dos traços fundamentais da perspectiva pedagógica que é possível apreender a partir da filosofia de Theodor W. Adorno (1903-1969). As concepções morais do corpo na filosofia ocidental são rastreadas em dois de seus momentos paradigmáticos, o pensamento de Santo Agostinho (354-430) e o de Descartes (1596-1650). A crítica de Nietzsche à filosofia moral ocidental é indicada como importante referência do pensamento de Adorno. Trata-se de explicitar o alcance pedagógico inscrito em toda atividade filosófica, o que é discutido por Adorno em sua teoria crítica da filosofia e da moral. Indica-se, desse modo, a necessidade de uma consideração dialética do âmbito pedagógico.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsRevista Paideia autoriza o depósito de cópia de artigos dos professores e alunos da UFOP no Repositório Institucional da UFOP. Contato via email em: 01 set. 2014.-
Título: dc.titleSensus assoupire : educação e corpo em Agostinho, Descartes, Nietzsche e Adorno.-
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