Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Rolim, Wesley Jhones Ramos | - |
Autor(es): dc.creator | Mamede, Ericky Moreno | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Fabricio Gabriel Miranda da | - |
Autor(es): dc.creator | Coelho, Lucas Matos | - |
Autor(es): dc.creator | Mello, Juliano | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:11:16Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:11:16Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1897 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1004910 | - |
Descrição: dc.description | Produto apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, como requisito avaliativo para conclusão do curso de Pós-graduação em Desenvolvimento WEB | - |
Descrição: dc.description | O trabalho apresenta o desenvolvimento de uma plataforma de cursos online do tipo MOOC (Massive Open Online Course) para o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), com foco em disponibilizar formações complementares de curta duração e acesso gratuito. O estudo contextualiza a evolução do ensino a distância e justifica a proposta diante do aumento da demanda por capacitação flexível e certificada. A solução foi concebida utilizando metodologias colaborativas para definição de requisitos, arquitetura do sistema e construção de um Produto Mínimo Viável (PMV) que atenda às necessidades institucionais e acadêmicas. A implementação envolveu tecnologias modernas como Next.js para o frontend, Express e Sequelize no backend, além de JWT para autenticação e Swagger para documentação das APIs. O projeto seguiu o modelo C4 para estruturar a arquitetura e aplicou boas práticas de programação e segurança da informação. Como resultado, foi entregue uma plataforma funcional capaz de gerenciar cursos, usuários e certificados, garantindo usabilidade, desempenho e integridade dos dados. A proposta contribui para a ampliação do acesso à educação e representa uma base sólida para futuras expansões e melhorias do sistema. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Publicador: dc.publisher | Campus Vilhena | - |
Publicador: dc.publisher | Especialização em Desenvolvimento Web | - |
Título: dc.title | Desenvolvimento de uma plataforma de cursos MOOC | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - IFRO |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: