Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Lima, Fernando Silvério de | - |
Autor(es): dc.creator | Mapa, Tátima Venâncio de Paula | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:11:16Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:11:16Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19693 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.26512/rhla.v21i2.44454 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1004906 | - |
Descrição: dc.description | Este artigo objetiva analisar as narrativas de uma estudante de Letras a respeito dos eventos anteriores que culminaram em sua escola pelo curso. O estudo consistiu em narrativas orais por meio de entrevistas com uma estudante de uma universidade federal do Sudeste brasileiro. Os relatos foram analisados qualitativamente tendo como orientação o conceito de perezhivanie definido por Vygotsky (2019). Os resultados indicam que a escolha por fazer Letras se organiza a partir de experiências anteriores que caracterizam uma identificação com o curso, principalmente no campo literário e da linguagem. Dessa forma, a perezhivanie de escolher Letras considera a relação do sujeito com o meio social, a interação com outros e, principalmente, o sentido que a estudante construiu de tudo que viveu e em relação ao que vive atualmente. O estudo busca contribuir aos debates em Linguística Aplicada sobre formação de professores e mais especificamente à perspectiva histórico-cultural. | - |
Descrição: dc.description | This paper aims at analyzing the narratives of a Letras undergraduate student in terms of previous events related to the decision of pursuing this degree. The study is based on oral narratives through interviews with an undergraduate student from a federal university located Southeast Brazil. The accounts were qualitatively analyzed based on the concept of perezhivanie defined by Vygotsky (2019). The results indicate that the decision to pursue a degree in Letras stems from previous experiences that characterize an identification with the course, mainly in fields such as literature and language. Thus, the perezhivanie considers the relation between the person and the social environment, the interaction with others and mainly the sense that was built regarding everything she has lived before and in relation to what she is currently going through. The study seeks to contribute to debates within Applied Linguistics about language teacher education and more specifically to a cultural-historical perspective. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Este é um artigo publicado em acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial No Derivative, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que sem fins comerciais, sem alterações e que o trabalho original seja corretamente citado. Fonte: PDF do artigo. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Linguística aplicada | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pesquisa narrativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Perezhivanie | - |
Título: dc.title | O caminho até o curso de letras : perezhivanie, narrativas e meio social. | - |
Título: dc.title | The pathway towards Letras : perezhivanie, narratives and environment. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: