O caminho até o curso de letras : perezhivanie, narrativas e meio social.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorLima, Fernando Silvério de-
Autor(es): dc.creatorMapa, Tátima Venâncio de Paula-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:11:16Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:11:16Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-03-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-03-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19693-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.26512/rhla.v21i2.44454-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1004906-
Descrição: dc.descriptionEste artigo objetiva analisar as narrativas de uma estudante de Letras a respeito dos eventos anteriores que culminaram em sua escola pelo curso. O estudo consistiu em narrativas orais por meio de entrevistas com uma estudante de uma universidade federal do Sudeste brasileiro. Os relatos foram analisados qualitativamente tendo como orientação o conceito de perezhivanie definido por Vygotsky (2019). Os resultados indicam que a escolha por fazer Letras se organiza a partir de experiências anteriores que caracterizam uma identificação com o curso, principalmente no campo literário e da linguagem. Dessa forma, a perezhivanie de escolher Letras considera a relação do sujeito com o meio social, a interação com outros e, principalmente, o sentido que a estudante construiu de tudo que viveu e em relação ao que vive atualmente. O estudo busca contribuir aos debates em Linguística Aplicada sobre formação de professores e mais especificamente à perspectiva histórico-cultural.-
Descrição: dc.descriptionThis paper aims at analyzing the narratives of a Letras undergraduate student in terms of previous events related to the decision of pursuing this degree. The study is based on oral narratives through interviews with an undergraduate student from a federal university located Southeast Brazil. The accounts were qualitatively analyzed based on the concept of perezhivanie defined by Vygotsky (2019). The results indicate that the decision to pursue a degree in Letras stems from previous experiences that characterize an identification with the course, mainly in fields such as literature and language. Thus, the perezhivanie considers the relation between the person and the social environment, the interaction with others and mainly the sense that was built regarding everything she has lived before and in relation to what she is currently going through. The study seeks to contribute to debates within Applied Linguistics about language teacher education and more specifically to a cultural-historical perspective.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsEste é um artigo publicado em acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial No Derivative, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que sem fins comerciais, sem alterações e que o trabalho original seja corretamente citado. Fonte: PDF do artigo.-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professores-
Palavras-chave: dc.subjectLinguística aplicada-
Palavras-chave: dc.subjectPesquisa narrativa-
Palavras-chave: dc.subjectPerezhivanie-
Título: dc.titleO caminho até o curso de letras : perezhivanie, narrativas e meio social.-
Título: dc.titleThe pathway towards Letras : perezhivanie, narratives and environment.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.