Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Guardia, Gleison | - |
Autor(es): dc.creator | Sousa, Gerli Soares de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:11:14Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:11:14Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1971 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1004883 | - |
Descrição: dc.description | Relatório técnico entregue como Trabalho de Conclusão de Curso ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ji-Paraná, como requisito parcial para obtenção do grau de Especialista, junto ao Curso de Pós Graduação Lato Sensu em Informática aplicada na Educação. | - |
Descrição: dc.description | Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) explora a prática pedagógica que integra o software GraphoGame ao processo de alfabetização de alunos do 1º Ano do Ensino Fundamental I da Escola Sossego da Mamãe, localizada em Itapuã do Oeste. O GraphoGame, um jogo educativo desenvolvido pela empresa finlandesa Grapho Learn, é uma ferramenta que auxilia no desenvolvimento de habilidades fonológicas, ortográficas e de leitura em crianças de 4 a 9 anos. Inicialmente concebido para apoiar crianças com dificuldades de leitura, o aplicativo se destaca por sua capacidade de ensinar as relações entre letras e sons em português brasileiro, de forma lúdica e interativa. A pesquisa defende que a utilização de recursos tecnológicos, como o GraphoGame, potencializa a compreensão do conteúdo estudado em sala de aula, motivando os alunos e enriquecendo o processo de ensino-aprendizagem. Este estudo visa analisar a eficácia e o impacto do GraphoGame como ferramenta mediadora na alfabetização, contribuindo para a discussão sobre a integração de tecnologias digitais no ambiente educacional brasileiro. | - |
Descrição: dc.description | PROINFE | - |
Descrição: dc.description | This Course Completion Paper (TCC) explores the pedagogical practice that integrates the GraphoGame software to the literacy process of students in the 1st year of Elementary School I at Escola Sossego da Mamãe, located in Itapuã do Oeste. GraphoGame, an educational game developed by the Finnish company Grapho Learn, is a tool that helps in the development of phonological, spelling and reading skills in children aged 4 to 9 years. Initially designed to support children with reading difficulties, the app stands out for its ability to teach the relationships between letters and sounds in Brazilian Portuguese, in a playful and interactive way. The research argues that the use of technological resources, such as the GraphoGame, enhances the understanding of the content studied in the classroom, motivating students and enriching the teaching-learning process. This study aims to analyze the effectiveness and impact of GraphoGame as a mediating tool in literacy, contributing to the discussion on the integration of digital technologies in the Brazilian educational environment. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Publicador: dc.publisher | Campus Ji-Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Especialização em Informática na Educação (EaD) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Letramento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia Educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | GraphoGame | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Fundamental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literacy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational technology | - |
Palavras-chave: dc.subject | GraphoGame | - |
Palavras-chave: dc.subject | Elementary Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Digital literacy | - |
Título: dc.title | O uso do software Graphogame na alfabetização do 1º ano do Ensino Fundamental I | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - IFRO |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: