O uso do software Graphogame na alfabetização do 1º ano do Ensino Fundamental I

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGuardia, Gleison-
Autor(es): dc.creatorSousa, Gerli Soares de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:11:14Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:11:14Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-08-19-
Data de envio: dc.date.issued2025-08-19-
Data de envio: dc.date.issued2024-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1971-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1004883-
Descrição: dc.descriptionRelatório técnico entregue como Trabalho de Conclusão de Curso ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ji-Paraná, como requisito parcial para obtenção do grau de Especialista, junto ao Curso de Pós Graduação Lato Sensu em Informática aplicada na Educação.-
Descrição: dc.descriptionEste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) explora a prática pedagógica que integra o software GraphoGame ao processo de alfabetização de alunos do 1º Ano do Ensino Fundamental I da Escola Sossego da Mamãe, localizada em Itapuã do Oeste. O GraphoGame, um jogo educativo desenvolvido pela empresa finlandesa Grapho Learn, é uma ferramenta que auxilia no desenvolvimento de habilidades fonológicas, ortográficas e de leitura em crianças de 4 a 9 anos. Inicialmente concebido para apoiar crianças com dificuldades de leitura, o aplicativo se destaca por sua capacidade de ensinar as relações entre letras e sons em português brasileiro, de forma lúdica e interativa. A pesquisa defende que a utilização de recursos tecnológicos, como o GraphoGame, potencializa a compreensão do conteúdo estudado em sala de aula, motivando os alunos e enriquecendo o processo de ensino-aprendizagem. Este estudo visa analisar a eficácia e o impacto do GraphoGame como ferramenta mediadora na alfabetização, contribuindo para a discussão sobre a integração de tecnologias digitais no ambiente educacional brasileiro.-
Descrição: dc.descriptionPROINFE-
Descrição: dc.descriptionThis Course Completion Paper (TCC) explores the pedagogical practice that integrates the GraphoGame software to the literacy process of students in the 1st year of Elementary School I at Escola Sossego da Mamãe, located in Itapuã do Oeste. GraphoGame, an educational game developed by the Finnish company Grapho Learn, is a tool that helps in the development of phonological, spelling and reading skills in children aged 4 to 9 years. Initially designed to support children with reading difficulties, the app stands out for its ability to teach the relationships between letters and sounds in Brazilian Portuguese, in a playful and interactive way. The research argues that the use of technological resources, such as the GraphoGame, enhances the understanding of the content studied in the classroom, motivating students and enriching the teaching-learning process. This study aims to analyze the effectiveness and impact of GraphoGame as a mediating tool in literacy, contributing to the discussion on the integration of digital technologies in the Brazilian educational environment.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Publicador: dc.publisherCampus Ji-Paraná-
Publicador: dc.publisherEspecialização em Informática na Educação (EaD)-
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização-
Palavras-chave: dc.subjectLetramento-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia Educacional-
Palavras-chave: dc.subjectGraphoGame-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Fundamental-
Palavras-chave: dc.subjectLiteracy-
Palavras-chave: dc.subjectEducational technology-
Palavras-chave: dc.subjectGraphoGame-
Palavras-chave: dc.subjectElementary Education-
Palavras-chave: dc.subjectDigital literacy-
Título: dc.titleO uso do software Graphogame na alfabetização do 1º ano do Ensino Fundamental I-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - IFRO

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