A inclusão de estudantes com transtorno do espectro autista nas aulas de ciências nos anos finais do ensino fundamental

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilveira, Nathan-
Autor(es): dc.creatorAlecrim, Fernanda Bufuman-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:11:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:11:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-08-18-
Data de envio: dc.date.issued2025-08-18-
Data de envio: dc.date.issued2024-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1957-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1004864-
Descrição: dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso na modalidade artigo apresentado à Coordenação de Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO, Campus Ariquemes.-
Descrição: dc.descriptionO presente artigo, tem por objetivo investigar as estratégias de ensino que têm sido utilizadas pelos professores de ciências biológicas para inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro Autista nos anos finais do ensino fundamental. Para isso, foi realizada uma revisão parcialmente sistemática, nas seguintes bases de dados: Google Scholar e Catálogo de Teses e Dissertações, no período entre 2024 e 2025. Os resultados indicam que, estratégias de metodologias ativas, como: oficinas interativas, uso de recursos visuais, sequências didáticas e jogos, são as estratégias mais recorrentes utilizadas pelos docentes analisados. Além disso, foram identificados desafios relacionados à carência de formação continuada, limitação de recursos didáticos e tecnológicos, a falta de apoio institucional e a resistência de parte dos professores e estudantes, quanto à importância da inclusão. Conclui-se que, embora haja avanços nas práticas inclusivas no ensino de Ciências, ainda são necessários investimentos em formação continuada para os docentes, infraestrutura escolar e políticas públicas que garantam a efetivação da inclusão.-
Descrição: dc.descriptionThis article aims to investigate the teaching strategies used by biological science teachers to include students with Autism Spectrum Disorder in the final years of elementary school. To this end, a partially systematic review was conducted in the following databases: Google Scholar and the Catalog of Theses and Dissertations, between 2024 and 2025. The results indicate that active methodological strategies, such as interactive workshops, the use of visual resources, teaching sequences, and games, are the most frequently used strategies by the teachers analyzed. Furthermore, challenges were identified related to the lack of continuing education, limited teaching and technological resources, lack of institutional support, and resistance from teachers and students regarding the importance of inclusion. The conclusion is that, although there has been progress in inclusive practices in science teaching, investments in continuing education for teachers, school infrastructure, and public policies to ensure effective inclusion are still necessary.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Publicador: dc.publisherCampus Ariquemes-
Publicador: dc.publisherLicenciatura em Ciências Biológicas-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino fundamental anos finais-
Palavras-chave: dc.subjectCiências-
Palavras-chave: dc.subjectAutismo-
Palavras-chave: dc.subjectInclusion-
Palavras-chave: dc.subjectFinal years of elementary education-
Palavras-chave: dc.subjectScience-
Palavras-chave: dc.subjectAutism-
Título: dc.titleA inclusão de estudantes com transtorno do espectro autista nas aulas de ciências nos anos finais do ensino fundamental-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - IFRO

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