Como nós mulheres somos representadas? : uma abordagem com perspectiva de gênero sobre o filme Como nossos pais.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Karina Gomes Barbosa da-
Autor(es): dc.contributorSilva, Karina Gomes Barbosa da-
Autor(es): dc.contributorMachado, Liliane Maria Macedo-
Autor(es): dc.contributorMendonça, Felipe Viero Kolinski Machado-
Autor(es): dc.creatorGiamportoni Domínguez, María Valeria-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:11:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:11:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-09-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-09-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19327-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1004849-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Comunicação. Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto.-
Descrição: dc.descriptionAs formas de representar as mulheres no contexto contemporâneo têm se colocado como assunto fundamental nas discussões da área do cinema. Além disso, tem sido amplamente discutida a presença de novas narrativas que tentam se distanciar das hegemônicas, evidenciando as relações de poder atravessadas pelo gênero nas representações audiovisuais das mulheres. A presente pesquisa propõe analisar as representações de mulheres no filme Como nossos pais (2017), de Laís Bodanzky. O filme tem como protagonista Rosa, uma mulher de classe média da sociedade paulistana que, à vista dos acontecimentos de sua vida cotidiana, se questiona sobre sua adequação aos papéis de gênero, ou seja, aos mandatos que vêm sendo atrelados à posição das mulheres na sociedade ocidental, dominada pelas formas do patriarcado. Partindo da perspectiva de gênero, das noções de representação e cultura, e das teorias feministas do cinema, busca-se refletir sobre as particularidades da representação da mulher no corpus selecionado. Colocamos em foco essa maneira de representar as mulheres brasileiras imersas no seu cotidiano sob um olhar pós-estruturalista que nos permita reconhecer as pluralidades existentes no mundo. Por meio de uma análise fílmica qualitativa vinculada aos aportes dos Estudos Culturais e em diálogo com o nosso escopo teórico, buscamos refletir acerca de como o filme veicula a representação das mulheres. Finalmente, esta dissertação, atendendo a diferentes códigos de análise definidos por nós, permitiu realizar uma reflexão e observação analítica acerca de como o filme evidencia, fortalece e se posiciona a partir de uma perspectiva feminina que permite às mulheres que nele são representadas experimentem, se transformem e debatam temáticas importantes das mulheres. Dessa forma, agrega aos debates sobre as representações de mulheres na tela do cinema, criadas por e para mulheres, propondo uma perspectiva que abre novas possibilidades para discutirmos a questão de gênero.-
Descrição: dc.descriptionThe ways of representing women in the contemporary context has been placed as a fundamental subject in those debates regarding cinema. Furthermore, the presence of new narratives that attempt to distance themselves from hegemonic ones has been widely discussed, which exposes the power of relations crossed by gender through the audiovisual representation of women. This research proposes to analyze the representations of women in Laís Bodanzky's film Just like our parents (2017). The film's main character is Rosa, a middle-class woman from São Paulo society who, in view of the events of her daily life, questions her adequacy to gender roles, that is, the mandates that have been tied to the position of woman in western society, dominated by the forms of patriarchy. Based on a gender perspective, on the notions of representation and culture, and on the feminist theories of cinema, we seek to reflect on the particularities of the representation of women in the selected corpus. We focus on this way of representing Brazilian women immersed in their daily lives under a post-structuralist viewpoint, which allows us to recognize the pluralities existing in the world. Through a qualitative film analysis linked to the contributions of Cultural Studies and in dialogue with our theoretical scope, we seek to reflect on how the film conveys the representation of women. Finally, taking into account the different categories of analysis defined by us, this dissertation allows the reflection and analytical observation of how the film evidences, strengthens and positions itself from a feminine perspective, which allows the women who are represented in it to experience, transform and discuss important women's issues. In this way, it adds to the debates of the representations of women in the film industry, created by and for women, proposing a perspective that opens up new possibilities for discussing the issue of gender. Keywords: Feminism. Women. Audiovisual-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/-
Direitos: dc.rightsAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 02/12/2024 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.-
Palavras-chave: dc.subjectFeminismo-
Palavras-chave: dc.subjectMulheres-
Palavras-chave: dc.subjectRecursos audiovisuais-
Palavras-chave: dc.subjectRepresentação - filosofia-
Título: dc.titleComo nós mulheres somos representadas? : uma abordagem com perspectiva de gênero sobre o filme Como nossos pais.-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.