
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Antiqueira, Moisés | - |
| Autor(es): dc.creator | Oliveira, Paulo Roberto de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:11:06Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:11:06Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12888 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.18226/22362762.v17.n.33.17 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1004794 | - |
| Descrição: dc.description | O artigo explora algumas possibilidades de problematização do cinema enquanto instrumento, a partir do qual os historiadores podem refletir sobre o seu próprio ofício. Para tanto, selecionouse o filme Dúvida, lançado em 2008, como objeto de análise. A narrativa fílmica, pautada em um conflito pessoal envolvendo as personagens Pe. Flynn e a Irmã Aloysius Beauvier, em torno de um suposto problema, nos permite evocar as condições que caracterizam o processo de escrita da história. | - |
| Descrição: dc.description | The paper explores some critical approaches to cinema, based on the assumption that film narratives are a tool that historians can use to help them to frame their own craft. In that sense, the paper’s subject is Doubt, a movie released in 2008. The script centers on the clash between two characters (Father Flynn and Sister Aloysius Beauvier) in view of a supposed issue. Therefore, that movie allows us to shed light on important points of historical writing. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | aberto | - |
| Direitos: dc.rights | Os trabalhos publicados no periódico Métis estão sob Licença Creative Commons 3.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Sherpa/Romeo <http://www.sherpa.ac.uk/romeo/search.php?issn=1677-0706>. Acesso em: 27 out. 2020. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cinema | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Conhecimento histórico | - |
| Título: dc.title | “Eu tenho tantas dúvidas” : o filme “Dúvida” e a construção do conhecimento histórico. | - |
| Título: dc.title | “I have such doubts” : Doubt (the movie) and the making of historical knowledge. | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: