A Gestão pública e a qualidade da educação básica no município de São Francisco do Guaporé - RO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCamacho, Vana Izabel de Araújo Chalender-
Autor(es): dc.creatorAlves, Dayane Carvalho-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:11:05Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:11:05Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-30-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-30-
Data de envio: dc.date.issued2024-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1912-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1004784-
Descrição: dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (modalidade artigo), apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública EaD, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, como requisito para a obtenção do título de Tecnólogo em Gestão Pública-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho investiga como a gestão pública contribui para a qualidade da Educação Básica em São Francisco do Guaporé, Rondônia, buscando avaliar a eficácia de políticas públicas implementadas, comparar os dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) com outras informações relevantes, e analisar a relação entre a gestão pública e os resultados educacionais no município. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, focando na análise de documentos, especialmente o Plano Municipal de Educação (PME), que foi estabelecido pela Lei Municipal nº 1.237/2015. Também foram levados em conta dados do IDEB, iniciativas de revitalização das escolas municipais, a estrutura da rede escolar local (incluindo a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), o Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos (CEEJA) e a Escola Família Agrícola) e o uso de tecnologias, como a plataforma da Secretaria Municipal de Educação de São Francisco do Guaporé (SEMEC SÃO FRANCISCO DO GUAPORÉ).Os resultados indicam avanços significativos na modernização da infraestrutura escolar e na implementação de ferramentas tecnológicas de gestão, como a plataforma SEMEC SÃO FRANCISCO DO GUAPORÉ. Contudo, desafios persistentes foram identificados, notadamente a estagnação nos resultados do IDEB para os anos finais do Ensino Fundamental, a necessidade de fortalecer a formação continuada de professores e aprimorar o acompanhamento pedagógico nas escolas. A relevância deste estudo reside em fornecer subsídios para gestores e educadores, oferecendo diretrizes claras para futuras intervenções e o aprimoramento contínuo das políticas educacionais, visando impactar positivamente o planejamento e as práticas no município e em localidades com características semelhantes.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Publicador: dc.publisherCampus Porto Velho Zona Norte-
Publicador: dc.publisherTecnologia em Gestão Pública (EaD)-
Palavras-chave: dc.subjectGestão pública-
Palavras-chave: dc.subjectEducação básica-
Palavras-chave: dc.subjectPolíticas públicas-
Palavras-chave: dc.subjectPME-
Palavras-chave: dc.subjectSão Francisco do Guaporé-
Título: dc.titleA Gestão pública e a qualidade da educação básica no município de São Francisco do Guaporé - RO-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - IFRO

Não existem arquivos associados a este item.