Uso do kahoot como estratégia lúdica de aprendizagem no 2º ano do ensino fundamental

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGuardia, Gleison-
Autor(es): dc.creatorAlmeida, Sirlei Cerqueira de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:11:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:11:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-08-13-
Data de envio: dc.date.issued2025-08-13-
Data de envio: dc.date.issued2024-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1951-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1004756-
Descrição: dc.descriptionRelatório científico entregue como Trabalho de Conclusão de Curso ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ji-Paraná, como requisito parcial para obtenção do grau de especialização, junto ao Curso Informática na Educação.-
Descrição: dc.descriptionEste relatório apresenta uma experiência pedagógica com o uso da plataforma Kahoot no 2º ano do Ensino Fundamental, com o objetivo de promover o engajamento e a aprendizagem ativa dos alunos. A proposta foi aplicada em uma aula de revisão de conteúdos de Matemática, alinhada às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que reconhece a importância do uso das tecnologias digitais na formação integral dos estudantes. Observou-se que o uso do Kahoot despertou o interesse dos estudantes, promoveu a interação e possibilitou uma avaliação formativa dinâmica e divertida. Além disso, a atividade funcionou como uma avaliação formativa, permitindo ao professor identificar as dificuldades da turma e refletir sobre os próximos passos do planejamento pedagógico. Essa abordagem dialoga com o pensamento de Luckesi (2011), que defende uma avaliação voltada para o acompanhamento e a promoção da aprendizagem. A utilização de tecnologias digitais, como o Kahoot, demonstra-se eficaz ao integrar elementos lúdicos ao processo educativo, respeitando o estágio de desenvolvimento cognitivo das crianças.-
Descrição: dc.descriptionThis report presents a pedagogical experience using the Kahoot platform in the second grade of elementary school, aiming to promote student engagement and active learning. The proposal was implemented in a math content review class, aligned with the guidelines of the National Common Curricular Base (BNCC), which recognizes the importance of using digital technologies in the comprehensive development of students. It was observed that the use of Kahoot sparked student interest, promoted interaction, and enabled a dynamic and fun formative assessment. Furthermore, the activity served as a formative assessment, allowing the teacher to identify the class's difficulties and reflect on the next steps in pedagogical planning. This approach aligns with the thinking of Luckesi (2011), who advocates for assessment focused on monitoring and promoting learning. The use of digital technologies, such as Kahoot, proves effective in integrating playful elements into the educational process, respecting children's cognitive developmental stages.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Publicador: dc.publisherCampus Ji-Paraná-
Publicador: dc.publisherEspecialização em Informática na Educação (EaD)-
Palavras-chave: dc.subjectKahoot-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Fundamental-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologias Educacionais-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem Lúdica-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Digital-
Palavras-chave: dc.subjectKahoot-
Palavras-chave: dc.subjectElementary School-
Palavras-chave: dc.subjectEducational Technologies-
Palavras-chave: dc.subjectPlayful Learning-
Palavras-chave: dc.subjectDigital Education-
Título: dc.titleUso do kahoot como estratégia lúdica de aprendizagem no 2º ano do ensino fundamental-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - IFRO

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