Políticas públicas de incentivo à permanência e êxito em cursos de graduação na modalidade EaD em instituições públicas de ensino superior no Brasil

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Marialva de Souza-
Autor(es): dc.contributorSilva, Gilberto Paulino da-
Autor(es): dc.creatorAmorim, Alini Henrique de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:11:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:11:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-06-23-
Data de envio: dc.date.issued2025-06-23-
Data de envio: dc.date.issued2024-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1796-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1004736-
Descrição: dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso na modalidade artigo apresentado à coordenação do curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública (Ead) do Instituto Federal de Educação CIência e Tecnologia de Rondônia - IFRO, Campus Porto Velho Zona Norte, como requisito para a obtenção de título de Tecnóloga em Gestão Pública.-
Descrição: dc.descriptionEste artigo explora as políticas públicas voltadas para a permanência e o êxito de alunos nos cursos de graduação na modalidade EaD em Instituições Públicas de ensino superior. A pesquisa examina os principais desafios enfrentados pelos estudantes e as estratégias adotadas pelas instituições para promover o sucesso acadêmico. A abordagem metodológica foi bibliográfica e documental, com a análise de políticas públicas e de documentos institucionais relacionados ao tema. A técnica de análise de conteúdo foi utilizada para identificar as práticas mais eficazes e os obstáculos ainda presentes nesse contexto, permitindo identificar temas recorrentes, padrões nas estratégias de permanência e desafios enfrentados pelas instituições.-
Descrição: dc.descriptionThis article explores public policies aimed at student retention and success in undergraduate distance learning courses at public higher education institutions. The research examines the main challenges faced by students and the strategies adopted by institutions to promote academic success. The methodological approach was bibliographical and documentary, with the analysis of public policies and institutional documents related to the topic. The content analysis technique was used to identify the most effective practices and the obstacles still present in this context, allowing the identification of recurring themes, patterns in retention strategies and challenges faced by institutions.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherREVISTA OBSERVATORIO DE LA ECONOMIA LATINOAMERICANA-
Publicador: dc.publisherCampus Porto Velho Zona Norte-
Publicador: dc.publisherTecnologia em Gestão Pública (EaD)-
Título: dc.titlePolíticas públicas de incentivo à permanência e êxito em cursos de graduação na modalidade EaD em instituições públicas de ensino superior no Brasil-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - IFRO

Não existem arquivos associados a este item.