Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Syryczyk, Edilberto Fernandes | - |
Autor(es): dc.creator | Pelosi, Gislane Maria Machado e Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:10:51Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:10:51Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1835 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1004607 | - |
Descrição: dc.description | Artigo apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, como requisito avaliativo para conclusão do curso de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática | - |
Descrição: dc.description | O objetivo central desta pesquisa é discutir os métodos e estratégias que promovem a aprendizagem de alunos autistas no Ensino de Matemática. É possível organizar e planejar atividades em grupo que favoreçam o desenvolvimento de conceitos matemáticos para estudantes com autismo. Este estudo apresenta grande relevância no sentido que propõe uma abordagem da educação matemática inclusiva em que busca superar barreiras e alcançar a integração plena desses alunos. Trata-se de uma revisão bibliográfica de abordagem qualitativa, utilizando o Google Acadêmico como principal ferramenta para a extração de dados bibliográficos. Por meio da pesquisa foram evidenciadas categorias teóricas fundamentais, como políticas públicas, necessidades educacionais especiais e metodologias de ensino em Matemática. Também foi possível a identificação, de fatores e recursos metodológicos que podem tornar o trabalho pedagógico com alunos autistas mais eficiente. Essas abordagens permitem que o ensino de Matemática se torne mais dinâmico, envolvente e adaptado às necessidades de diversos alunos, incluindo aqueles com TEA. A aplicação dessas metodologias permite que a Matemática seja ensinada de forma mais concreta e visual, facilitando o aprendizado de alunos com dificuldades sensoriais ou de processamento de informações, características comuns no TEA. | - |
Descrição: dc.description | The main objective of this research is to discuss the methods and strategies that promote the learning of autistic students in Mathematics Teaching. It is possible to organize and plan group activities that favor the development of mathematical concepts for students with autism. This study is highly relevant in the sense that it proposes an approach to inclusive mathematics education that seeks to overcome barriers and achieve the full integration of these students. This is a bibliographic review with a qualitative approach, using Google Scholar as the main tool for extracting bibliographic data. Through the research, fundamental theoretical categories were highlighted, such as public policies, special educational needs and teaching methodologies in Mathematics. It was also possible to identify factors and methodological resources that can make pedagogical work with autistic students more efficient. These approaches allow Mathematics teaching to become more dynamic, engaging and adapted to the needs of different students, including those with ASD. The application of these methodologies allows Mathematics to be taught in a more concrete and visual way, facilitating the learning of students with sensory or information processing difficulties, common characteristics in ASD. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Publicador: dc.publisher | Campus Vilhena | - |
Publicador: dc.publisher | Especialização em Ensino de Ciências e Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transtorno do espectro autista (TEA) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Necessidades educacionais especiais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Metodologia de ensino de matemática | - |
Título: dc.title | Abordagens metodológicas no ensino de matemática para alunos autistas: um estudo bibliográfico | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - IFRO |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: