Paulo Henriques Britto e a poesia como forma de - não - dizer e de dizer o não.

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Autor(es): dc.creatorRezende, Carolina Anglada de-
Autor(es): dc.creatorErbert, Daniel Hydalgo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:10:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:10:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-21-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-21-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17280-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.17851/1982-0739.28.1.14-32-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1004604-
Descrição: dc.descriptionO presente artigo busca identificar na obra poética de Paulo Henriques Britto formas de atravessar o conceito de contemporâneo, com base em um diálogo com os pensadores Alberto Pucheu, Giorgio Agamben e Friedrich Nietzsche. A de- cisão de Britto de levar às últimas consequências o exercício formal revela-se uma posição singular de pensamento sobre a negatividade na linguagem, a ausência de sentido, o eterno re- torno do mesmo, o silêncio constitutivo do dizer, ampliando, no tocante à recepção e à cena da poesia brasileira contemporâ- nea, o repertório de respostas aos paradigmas de nosso tempo. Dessa maneira, as análises propostas desafiam uma trama de paradoxos, como a de potência e ato, escuridão e claridade, va- zio e matéria, de modo a evidenciar diferentes possibilidades de perscrutar um objeto que não pode ser referenciado ou institu- cionalizado: o presente.-
Descrição: dc.descriptionThis article aims to identify in Paulo Henriques Britto’s poetic work ways of crossing the concept of the contem- porary, based on a dialogue with the thinkers Alberto Pucheu, Giorgio Agamben, and Friedrich Nietzsche. Britto’s decision to take the formal exercise to its ultimate consequences reveals a singular position of thought about the negativity in language, the absence of meaning, the eternal return, the silence constitutive of saying, expanding, with regard to reception and to the scene of contemporary Brazilian poetry, the repertoire of responses to the paradigms of our time. In this way, the proposed analyses challenge a woof of paradoxes, such as power and act, darkness and light, emptiness and substance, in order to highlight diffe- rent possibilities of exploring an object that cannot be referenced or institutionalized: the present.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsO periódico Em Tese permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, e que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Em Tese <https://diadorim.ibict.br/handle/1/1593>. Acesso em: 13 abr. 2022.-
Palavras-chave: dc.subjectPoesia contemporânea-
Palavras-chave: dc.subjectPoesia brasileira-
Palavras-chave: dc.subjectGiorgio Agamben-
Palavras-chave: dc.subjectAlberto Pucheu-
Título: dc.titlePaulo Henriques Britto e a poesia como forma de - não - dizer e de dizer o não.-
Título: dc.titlePaulo Henriques Britto and poetry as a way of – not - saying and saying no.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

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