Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Chalender, Vana Izabel de Araújo | - |
Autor(es): dc.creator | Serralbo, Rosane Schmidt | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:10:51Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:10:51Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1792 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1004603 | - |
Descrição: dc.description | Artigo entregue como Trabalho de Conclusão de Curso ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, como requisito parcial para obtenção do grau de tecnólogo, junto ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública EaD, sob a orientação do(a) professor(a) Vana Izabel de Araújo Chalender | - |
Descrição: dc.description | O trabalho analisa a importância da participação dos pais na gestão escolar, especialmente em Rolim de Moura/RO, destacando suas atribuições e as estratégias necessárias para criar um ambiente escolar saudável e produtivo. O objetivo é promover um espaço colaborativo onde todos os envolvidos contribuam para o bom funcionamento da instituição, tornando-a um local agradável para estudar e trabalhar. Os pais esperam que a escola proporcione um ambiente acolhedor e de qualidade, com uma equipe educacional motivadora. A pesquisa, de natureza quantitativa, utilizou questionários com pais e entrevistas com a diretora para investigar a participação parental na gestão escolar. Os resultados mostram que a participação é limitada a reuniões e eventos, e muitos pais não estão familiarizados com os documentos pedagógicos da escola, evidenciando que a inclusão dos pais ainda é um desafio. A pesquisa conclui que a ausência de participação dos pais está relacionada a problemas de indisciplina e dificuldades de aprendizagem. Contudo, a escola demonstra comprometimento em promover um diálogo aberto e um ambiente favorável, incentivando a colaboração entre pais, alunos e gestores para alcançar uma educação de qualidade. | - |
Descrição: dc.description | The study analyzes the importance of parental participation in school management, especially in Rolim de Moura, Rondônia (RO), highlighting their roles and the strategies needed to create a healthy and productive school environment. The objective is to promote a collaborative space where everyone involved contributes to the proper functioning of the institution, making it a pleasant place to study and work. Parents expect the school to provide a welcoming and high-quality environment, supported by a motivating educational team. The research, of a quantitative nature, used questionnaires with parents and interviews with the principal to investigate parental involvement in school management. The results show that participation is mostly limited to meetings and events, and many parents are unfamiliar with the school’s pedagogical documents, revealing that parental inclusion remains a challenge. The study concludes that the lack of parental involvement is related to problems with indiscipline and learning difficulties. However, the school demonstrates a commitment to promoting open dialogue and a positive environment, encouraging collaboration among parents, students, and administrators to achieve quality education. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Revista Científica Multidisciplinar O Saber - RCMOS | - |
Publicador: dc.publisher | Campus Porto Velho Zona Norte | - |
Publicador: dc.publisher | Tecnologia em Gestão Pública (EaD) | - |
Relação: dc.relation | v. 1 ; n. 2 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão Escola | - |
Palavras-chave: dc.subject | Democrática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão Pública | - |
Palavras-chave: dc.subject | School Management | - |
Palavras-chave: dc.subject | Democratic | - |
Palavras-chave: dc.subject | Parents | - |
Palavras-chave: dc.subject | Public Management | - |
Título: dc.title | Gestão escolar democrática X perspectiva de participação dos pais na Escola X de Rolim de Moura/RO: uma discussão teórica na gestão pública | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - IFRO |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: