
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Lages, Rita Cristina Lima | - |
| Autor(es): dc.creator | Anastácio, Alaíde das Graças | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:10:50Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:10:50Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-04 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-04 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14829 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1004592 | - |
| Descrição: dc.description | Este artigo tem como objetivo central compreender quais fatores interferem na formação do gosto literário das crianças, enfatizando o papel da família, da escola e do professor – sobretudo o docente do ensino fundamental I. Procuramos destacar os sujeitos e espaços de formação desse gosto, bem como as principais estratégias de sensibilização para a literatura. Além disso, procura evidenciar que o percurso como leitor e as experiências com a literatura (dentro e fora da escola) interferem, significativamente, no gosto literário dos alunos. | - |
| Descrição: dc.description | This study aims at understanding which factors interfere in the literary taste formation of lower elementary school students as well as to determine from where the incentive towards reading comes from, recognizing the importance that literature plays on the individuals’ lives since their childhood. We point out that the students’ experiences with literature (inside and outside school) significantly interfere with their literary taste. Thus, an analysis in order to explain and point out the factors that influence the formation of students' literary taste becomes highly pertinent. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | aberto | - |
| Direitos: dc.rights | Este artigo está sob uma Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: o PDF do artigo. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Formação do leitor | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Escola | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Família | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Reader’s formation | - |
| Palavras-chave: dc.subject | School | - |
| Título: dc.title | Sensibilização para o gosto literário : práticas, sujeitos, estratégias e espaços de formação. | - |
| Título: dc.title | Sensitizing to literary taste : practices, subjects, strategies and places of formation. | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: