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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Ribeiro, Maria Ivanilse Calderon | - |
Autor(es): dc.contributor | Maia, Felipe | - |
Autor(es): dc.creator | Souza, Daniel Gaio Saraiva de | - |
Autor(es): dc.creator | Morais, João Gabriel Marinho | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:10:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:10:49Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-31 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-31 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1916 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1004573 | - |
Descrição: dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, como requisito parcial para obtenção do grau de Tecnólogo, junto ao Curso Sistemas para Internet sob a orientação da Professora Mª Maria Ivanilse Calderon. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho final (TCC) explora o uso da gamificação como estratégia pedagógica para ensinar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) a crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Considerando os desafios de comunicação, socialização e aprendizado associados ao TEA, este projeto tem como objetivo desenvolver uma abordagem metodológica inclusiva que facilite a aquisição de conhecimento. Para isso, foi desenvolvido um jogo educacional no estilo RPG (Role-Playing Game), incorporando elementos lúdicos e interativos para tornar os ODSs mais acessíveis e envolventes. A pesquisa seguiu a abordagem do Design Thinking, estruturada pelo modelo Double Diamond, que orientou as etapas de empatia, definição, ideação, prototipagem e teste. Atualmente, o jogo está sendo avaliado por especialistas, incluindo psicopedagogos, terapeutas e educadores, que estão avaliando sua eficácia e adequação ao público-alvo. Os resultados preliminares sugerem que as ferramentas de aprendizagem interativas e gamificadas podem aumentar o envolvimento e melhorar a compreensão do conteúdo, apoiando práticas educacionais mais inclusivas alinhadas com os princípios da educação sustentável. | - |
Descrição: dc.description | This Final Paper (TCC) explores the use of gamification as a pedagogical strategy for teaching the Sustainable Development Goals (SDGs) to children with Autism Spectrum Disorder (ASD). Given communications, socialization and learning challenges associated with the ASD, this project seeks to develop an inclusive methodological approach that facilitates knowledge acquisition. For this purpose, an educational RPG-style (Role-Playing Game) game was developed, incorporating playful and interactive elements to make the SDGs more accessible and engaging. The research followed the Design Thinking approach, structured by the Double Diamond model, which guided the stages of empathy, definition, ideation, prototyping, and testing. Currently, the game is undergoing evaluation by specialists, including psychopedagogues, therapists, and educators, who are assessing its effectiveness and suitability for the target audience. Preliminary findings suggest that interactive, gamified learning tools can enhance engagement and improve comprehension of the content, supporting more inclusive educational practices aligned with the principles of sustainable education | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Campus Porto Velho Zona Norte | - |
Publicador: dc.publisher | Tecnologia em Sistemas para Internet | - |
Palavras-chave: dc.subject | Autismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gamificação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Objetivos de Desenvolvimento Sustentável | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Autism | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gamification | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sustainable Development Goals | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusive Education | - |
Título: dc.title | ODS adventure: uso da gamificação no ensino dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para crianças autistas | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - IFRO |
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