Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Lima, Juocerlee Tavares Guadalupe Pereira de | - |
Autor(es): dc.creator | Barbosa, Eulália Almeida | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:10:47Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:10:47Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/1882 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1004555 | - |
Descrição: dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso na mmodalidade artigo apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública EaD, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Campus Porto Velho Zona Norte como requisito para a obtenção do título de Tecnólogo em Gestão Pública. | - |
Descrição: dc.description | Este artigo tem como objetivo analisar os principais avanços e desafios na implementação das novas tecnologias na gestão pública brasileira à luz das diretrizes estabelecidas pela Lei nº 14.129/20211, que institui os princípios e diretrizes para o Governo Digital no Brasil. A pesquisa utiliza abordagem qualitativa, por meio de revisão bibliográfica, análise documental e estudo de caso internacional, com destaque para a experiência da Estônia. Os resultados evidenciam que, embora haja um arcabouço legal propício, persistem obstáculos relacionados à infraestrutura tecnológica, fragmentação dos sistemas públicos, baixa interoperabilidade entre órgãos governamentais, capacitação de servidores e inclusão digital. Também se evidencia que a inclusão digital e o fortalecimento da governança de dados são aspectos essenciais para a efetividade do governo digital no país. Conclui-se que a efetividade do Governo Digital no Brasil depende da articulação entre políticas públicas, investimentos em tecnologia, planejamento estratégico e ações voltadas à equidade no acesso aos serviços digitais. Tornando-se assim possível promover um governo mais eficiente, transparente e inclusivo por meio da digitalização sustentada e planejada. | - |
Descrição: dc.description | This article aims to analyze the main advances and challenges in the implementation of new technologies in Brazilian public administration, in light of the guidelines established by Law No. 14.129/2021, which sets the principles and directives for Digital Government in Brazil. The research adopts a qualitative approach through bibliographic review, document analysis, and international case study, with a special focus on the Estonian experience. The findings reveal that, although there is a favorable legal framework, challenges persist regarding technological infrastructure, fragmentation of public systems, low interoperability between government agencies, civil servant training, and digital inclusion. The study highlights that digital inclusion and strengthened data governance are essential aspects for the effectiveness of digital government in the country. It concludes that the success of Digital Government in Brazil depends on the articulation of public policies, investment in technology, strategic planning, and actions aimed at equitable access to digital services. This would make it possible to promote a more efficient, transparent, and inclusive government through sustained and planned digitalization. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Publicador: dc.publisher | Campus Porto Velho Zona Norte | - |
Publicador: dc.publisher | Tecnologia em Gestão Pública (EaD) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Governo digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Políticas públicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transformação digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lei nº 14.129/2021 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Digital Government | - |
Palavras-chave: dc.subject | Public Policy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Digital Transformation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Law No. 14 | - |
Palavras-chave: dc.subject | 129/2021 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Digital Inclusion | - |
Título: dc.title | Governo digital e gestão pública no Brasil: desafios e avanços à luz da lei n° 14. 129/2021 | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - IFRO |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: