
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Orey, Daniel Clark | - |
| Autor(es): dc.contributor | Orey, Daniel Clark | - |
| Autor(es): dc.contributor | Silva, Romaro Antonio | - |
| Autor(es): dc.contributor | Ferreira, Neuber Silva | - |
| Autor(es): dc.creator | Borges, Álvaro Moisés | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:10:39Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:10:39Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/18185 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1004458 | - |
| Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Educação Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto. | - |
| Descrição: dc.description | Esta pesquisa foi desenvolvida em uma escola da rede pública estadual, locali- zada em uma cidade da Região Central de Minas Gerais, a aproximadamente 100 km da capital Belo Horizonte. Os participantes deste estudo foram 06 (seis) produtores rurais de agricultura familiar, sendo 02 (dois) produtores são do sexo masculino e 04 (quatro) produtoras do sexo feminino, que produzem vinho artesanal de jabuticaba, bem como houve também a participação de 5 (cinco) professoras de Matemática da rede pública estadual de duas cidades e que, posteriormente, analisaram as atividades propostas nos blocos com relação aos saberes, fazeres e conhecimentos matemáticos que foram de- senvolvidos neste estudo. A condução desta pesquisa tem, como um dos principais obje- tivos, auxiliar os participantes deste estudo na obtenção de saberes, fazeres e conheci- mentos matemáticos êmico (local) e ético (global), em uma abordagem dialógica (glo- cal) para o currículo matemático a partir da Etnomodelagem, de acordo com os blocos de atividades matemáticas curriculares propostos para a análise das professoras partici- pantes. Além disso, este estudo também possibilitou uma valorização sociocultural dos membros de grupos culturais distintos (cultura artesanal de vinho de jabuticaba e esco- lar) pelos participantes deste estudo por meio do dinamismo cultural. Desse modo, o conhecimento matemático êmico (local) é utilizado como um ponto de partida para o desenvolvimento e para a formulação de atividades matemáticas curriculares éticas (globais) e vice-versa, em que a dialogicidade possibilitou o entendimento sobre os pro- cessos matemáticos desenvolvidos pelos membros inseridos na cultura de produção ar- tesanal de vinho de jabuticaba, de uma maneira holística. Desse modo, foi definida a seguinte questão de investigação: Como as práticas matemáticas desenvolvidas pelos produtores de vinho artesanal de jabuticaba podem contribuir para o desenvolvimento de uma ação pedagógica que conecte os conhecimentos matemáticos adquiridos dentro e fora das salas de aula por meio da abordagem dialógica da Etnomodelagem? Dessa maneira, o pesquisador utilizou as bases teóricas da Etnomodelagem, da perspectiva sociocultural da Modelagem Matemática e da Etnomatemática foram utilizadas em seu desenvolvimento. Assim, neste estudo, define-se a Etnomodelagem como o estudo de fenômenos matemáticos que ocorrem em uma determinada cultura, pois é um construto social e culturalmente enraizado, que adiciona a perspectiva cultural (Etnomatemática) nos processos de Modelagem Matemática. A produção de dados foi realizada por meio de 2 (dois) questionários, um inicial e um final, 3 (três) blocos de atividades, as anota- ções no diário de campo do pesquisador e 6 (seis) entrevistas semiestruturadas. Assim, a abordagem qualitativa deste estudo auxiliou o pesquisador a compreender as relações entre os participantes e o contexto sociocultural no qual estão inseridos. Essa aborda- gem qualitativa também buscou entender as técnicas matemáticas utilizadas pelos pro- dutores artesanais de vinho de jabuticaba e, ao mesmo tempo, utilizar esses conheci- mentos em sala de aula, por meio da elaboração de etnomodelos êmicos (locais), éticos (globais) e dialógicos (glocais/dinamismo cultural) na perspectiva da Etnomodelagem. Então, o pesquisador e o seu orientador, optaram pela utilização de uma adaptação do design metodológico da Teoria Fundamentada nos Dados, haja vista que os dados fo- ram coletados e analisados para auxiliar o pesquisador na interpretação dos resultados que foram obtidos durante a condução do trabalho de campo deste estudo. Nessa adap- tação, o pesquisador identificou os códigos preliminares por meio da codificação axial, bem como identificou as categorias conceituais por meio da codificação axial. Destaca- se que a codificação seletiva, a identificação da categoria central e a redação de uma teoria emergente dos dados não foram utilizados nesta investigação. Desse modo, os resultados obtidos neste estudo mostram que uma contribuição importante dessa ação pedagógica foi possibilitar que essas professoras participantes se conscientizassem so- bre a relevância do contato dialógico com os membros de grupos culturais distintos (produtores artesanais de vinho de jabuticaba) para uma compreensão ampla de suas práticas cotidianas que envolvem conhecimentos matemáticos essenciais para a sua so- brevivência e, posterior, transcendência. | - |
| Descrição: dc.description | This research was conducted in a state public school, located in a city in the Central Region of Minas Gerais, approximately 100 km from the capital Belo Horizonte. The participants in this study were 6 (six) rural family farming producers, 02 (two) male producers and 04 (four) female producers, who produce artisanal jabuticaba wine. As well, this research included the participation of 5 (five) female mathematics teachers from the state public school system in two cities who subsequently analyzed the activi- ties proposed in the modules in relation to the knowledge, practices, and mathematical knowledge that were developed in this study. One of the main objectives of conducting this research was to assist the participants of this study in obtaining emic (local) and etics(global) knowledge, practices, and mathematical knowledge, in a dialogic (glocal) approach to the mathematical curriculum from the ethnomodelling perspective, accord- ing to the module of curricular mathematical activities proposed for analysis by the par- ticipating teachers. Furthermore, this study also enabled the sociocultural appreciation of members of distinct cultural groups (artisan jabuticaba wine culture and school cul- ture) by the participants of this study through cultural dynamism. In this way, emic (lo- cal) mathematical knowledge was used as a starting point for the development and for- mulation of etic (global) curricular mathematical activities and vice versa, in which dia- logic aspects made it possible to understand the mathematical processes developed by members inserted in the culture of artisanal production of jaboticaba wine. Therefore, the following research question was defined: How can mathematical practices devel- oped by artisanal jabuticaba wine producers contribute to the development of a peda- gogical action that connects mathematical knowledge acquired inside and outside the classroom through a dialogical approach of ethnomodelling? In this way, the researcher used the theoretical bases of ethnomodelling, the sociocultural perspective of mathemat- ical modelling and ethnomathematics were used in its development. Thus, in this study, ethnomodeling was defined as the study of mathematical phenomena that occur in a given culture, as it is a socially and culturally rooted construct, which adds a cultural perspective (ethnomathematics) to the mathematical modelling processes. Data produc- tion was carried out through 2 (two) questionnaires, one initial and one final, 3 (three) modules of activities, notes in the researcher's field diary and 6 (six) semi-structured interviews. The qualitative approach of this study helped the researcher to understand the relationships between the participants and the sociocultural context in which they are inserted. This qualitative approach also sought to understand the mathematical tech- niques used by artisanal producers of jabuticaba wine and, at the same time, use this knowledge in the classroom, through the elaboration of emic (local), etic (global) and dialogic (glocal) ethnomodels through cultural dynamism from the perspective of eth- nomodelling. Therefore, the researcher and his advisor chose to use an adaptation of the methodological design of Grounded Theory, given that the data were collected and ana- lyzed to assist the researcher in interpreting the results that were obtained during the conduction of this research work. In this adaptation, the researcher identified the prelim- inary codes through open coding, as well as identified the conceptual categories through axial coding. It is noteworthy that selective coding, identification of the central category and writing of an emerging theory of data were not used in this investigation. Thus, the results obtained in this study show that an important contribution of this pedagogical action was to enable these participating teachers to become aware of the relevance of dialogical contact with members of distinct cultural groups (jabuticaba wine producers artisanal) for a broad understanding of their daily practices that involve mathematical knowledge essential for their survival and, later, transcendence. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | aberto | - |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | - |
| Direitos: dc.rights | Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 15/05/2024 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Etnomatemática | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Etnomodelagem | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Modelagem Matemática | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Produção artesanal de vinho | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Perspectiva sociocultural | - |
| Título: dc.title | A etnomodelagem na produção de vinho artesanal de jabuticaba : diálogos entre os saberes matemáticos locais e os conhecimentos matemáticos escolares. | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: