
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Rocha, Ana Paula Antunes | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:10:35Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:10:35Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2012-06-20 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2012-06-20 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2008 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/907 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1004420 | - |
| Descrição: dc.description | O foco deste trabalho são as relações de sentido existentes entre os diversos usos de MAS no português atual. Os manuais tradicionais apresentam grande dificuldade no tratamento da referida conjunção. O modelo que Sweetser (1991) emprega na análise de but (inglês) mostra-se eficiente na descrição de usos de MAS e indica que os diversos sentidos atribuídos ao item relacionam-se através de uma rede polissêmica que se forma através de motivação metafórica. | - |
| Descrição: dc.description | This paper focuses on the meaningful relationships that are established among the diverse uses of MAS in the nowadays Portuguese. The traditional perspective presents a great difficulty in treating the mentioned conjunction. The model of analysis that Sweetser (1991) uses to work with the conjunction “but” seems to be efficient in the description of the diverse uses of MAS and points out that the diverse meanings attributed to the item are linked by a polisemic net that is formed through metaphorical motivation. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | Os trabalhos publicados pela Revista Estudos Linguísticos estão sob uma Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Revista Estudos Linguísticos <https://revistas.gel.org.br/estudos-linguisticos>. Acesso em: 25 fev. 2019. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Polisemy | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Metaphor | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Conjunção MAS | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Metáfora | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Polissemia | - |
| Título: dc.title | Relações de sentido entre os diversos usos de MAS : a formação de uma rede polissêmica motivada metaforicamente. | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: