Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Pimenta, Viviane Raposo | - |
Autor(es): dc.contributor | Pimenta, Viviane Raposo | - |
Autor(es): dc.contributor | Assis, Juliana Alves | - |
Autor(es): dc.contributor | Sól, Vanderlice dos Santos Andrade | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Ruan de Castro | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:10:35Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:10:35Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17341 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1004418 | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Letras. Departamento de Letras, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto. | - |
Descrição: dc.description | Diante de dilemas de acesso e de letramento quanto às tecnologias digitais da informação e da comunicação, muitos professores-pesquisadores, sobretudo da área de Letras, e, em especial, nos mestrados profissionais, têm, há mais de uma década, direcionado suas vivências em salas de aula e suas pesquisas à análise e à problematização do ensino e da aprendizagem de línguas na escola permeados pelo digital. Nesse sentido, esta dissertação de mestrado busca compreender como o ensino de Língua Portuguesa, por meio dos gêneros discursivos (BAKHTIN, 1997) e dos multiletramentos (CAZDEN et al., 2021), tem se efetivado (ou não), analisando dissertações de mestrado profissional publicadas de 2001 a 2021. Para isso, à luz da Linguística Aplicada (LA), com finalidade exploratória, meios bibliográfico empírico e bibliométrico e abordagem qualiquantitativa, mediante um raciocínio dialético, tomo como procedimento metodológico a análise dialógica do discurso, seguindo, como etapas desta pesquisa, primeiro um levantamento bibliográfico geral, depois a seleção de dissertações de mestrado, na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, e, por fim, a descrição e a análise dos textos. Como contribuições deste hipertexto docente-pesquisador, por meio de oito dissertações, gero e analiso os eixos temáticos (1) A dissertação de mestrado, (2) Os gêneros do discurso aliados aos multiletramentos, (3) Uma pedagogia dos multiletramentos à brasileira, (4) Coerções e denúncias e (5) (Des)construção discursiva dos professores-pesquisadores. Espero, por fim, poder auxiliar as práticas docentes na educação básica do país, perpassando benefícios próprios — como eterno professor-pesquisador —, sociais — ao permitir a construção de cidadãos críticos, conscientes e contemporâneos às culturas, linguagens e mídias de seu tempo/espaço — e teórico-epistemológicos, já que o campo de estudo sobre os multiletramentos, em conformidade com os dados da pesquisa, nos mostra como professores de Língua Portuguesa se apropriaram, nos primeiros anos do século XXI, do conceito e transpuseram teoria em prática, contribuindo, enfim, para a grande área da LA, com seu compromisso de pensar as linguagens a partir de práticas contextualizadas, neste caso, de ensino e de aprendizagem em salas de aula brasileiras. | - |
Descrição: dc.description | Faced with access and literacy dilemmas regarding digital information and communication technologies, many professors-researchers, especially in the area of Literature, and, in particular, in professional master's degrees, have, for more than a decade, directed their experiences towards classrooms and their research to the analysis and problematization of language teaching and learning at school permeated by digital. In this sense, this master's dissertation seeks to understand how the teaching of the Portuguese language, through discursive genres (BAKHTIN, 1997) and multiliteracies (CAZDEN et al., 2021), has been carried out (or not), by analyzing master's dissertations professional publications published from 2001 to 2021. For this, in the light of Applied Linguistics (AL), with an exploratory purpose, an empirical bibliographic and bibliometric means and a qualitative and quantitative approach, through dialectical reasoning, I take the dialogical analysis of discourse as a methodological procedure, following, as steps of this research, first a general bibliographical survey, then the selection of master's dissertations, in the Digital Library of Theses and Dissertations, and, finally, the description and analysis of the texts. As contributions of this teacher-researcher hypertext, through eight dissertations, I generate and analyze the thematic axes (1) The master's dissertation, (2) Speech genres allied to multiliteracies, (3) A Brazilian- style pedagogy of multiliteracies, (4) Coercion and denouncements and (5) discursive (de)construction of teacher-researchers. Finally, I hope to be able to help teaching practices in basic education in the country, permeating my own benefits — as an eternal teacher-researcher —, social benefits — by allowing the construction of critical, aware and contemporary citizens to the cultures, languages and media of their time/ space — and theoretical-epistemological, since the field of study on multiliteracies will be able to see how Portuguese Language teachers appropriated, in the first years of the 21st century, the concept and transposed theory into practice, finally contributing to the great area of LA, with its commitment to thinking about languages based on contextualized practices, in this case, teaching and learning in Brazilian classrooms. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | - |
Direitos: dc.rights | Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 16/08/2023 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Docência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gêneros discursivos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Língua Portuguesa - estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Letramento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mestrado profissional em letras | - |
Título: dc.title | Pedagogia dos multiletramentos à brasileira : o ensino de Língua Portuguesa permeado pelos gêneros discursivos e pelos multiletramentos em pesquisas do mestrado profissional em Letras. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: