Ensino de modelagem via Google Meet : um novo olhar para a matemática.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorLopes, Aldo Peres Campos e-
Autor(es): dc.creatorReis, Frederico da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:10:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:10:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-08-07-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/20776-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.20396/zet.v32i00.8668181-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1004402-
Descrição: dc.descriptionEssa pesquisa qualitativa tem por objetivo examinar como a atividade de modelagem matemática pode contribuir para o ensino e aprendizagem de Equações Diferenciais em um contexto de ensino remoto. A pesquisa foi conduzida com alunos de diversos cursos de Engenharias, no segundo ano de graduação. Os alunos foram divididos em grupos e orientados a desenvolver modelos sobre temas de interesse. Essa análise tem como foco dois pontos principais: uma nova perspectiva sobre a matemática e contribuições do ensino remoto para a disciplina. Os resultados mostraram que os alunos se sentiram motivados e passaram a ver a Matemática de forma mais positiva ao conseguir aplicar a teoria na prática. Entre os desafios enfrentados, nos deparamos com as disparidades socioeconômicas entre os alunos, destacando a importância de considerar as implicações do ensino totalmente remoto em momentos de crise.-
Descrição: dc.descriptionThis qualitative research aims to examine how Mathematical Modeling can contribute to the teaching and learning of differential equations in a remote teaching context. The research was conducted with students from various engineering courses in their second year of undergraduate studies. The students were divided into groups and instructed to develop models on topics of interest. This analysis focuses on two main points: a new perspective on mathematics and the contributions of remote teaching to the subject. The results showed that the students felt motivated and began to see mathematics in a more positive light when they were able to apply theory to practice. Among the challenges faced, we encountered socio-economic disparities among the students, highlighting the importance of considering the implications of fully remote teaching in times of crisis.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languageen-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsO periódico Zetetiké - Revista de Educação Matemática permite o depósito das versões pré-print e pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Miguilim <https://miguilim.ibict.br/handle/miguilim/5021>. Acesso em: 15 ago. 2024.-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics education-
Palavras-chave: dc.subjectHigher education-
Palavras-chave: dc.subjectPandemic-
Palavras-chave: dc.subjectMathematical modeling-
Palavras-chave: dc.subjectDifferential equations-
Título: dc.titleEnsino de modelagem via Google Meet : um novo olhar para a matemática.-
Título: dc.titleTeaching Modeling via Google Meet : a new perspective on mathematics.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.