
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Zama, Uyrá dos Santos | - |
| Autor(es): dc.contributor | Benevides, Gustavo Pereira | - |
| Autor(es): dc.contributor | Tomiosso, Tatiana Carla | - |
| Autor(es): dc.contributor | Souza, Gilmar Pereira de | - |
| Autor(es): dc.contributor | Zama, Uyrá dos Santos | - |
| Autor(es): dc.creator | Silva, Guilherme Henrique | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:10:31Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:10:31Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-04-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-04-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12018 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1004390 | - |
| Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto. | - |
| Descrição: dc.description | O estudo das células provoca o fascínio dos graduandos da área biológica na mesma medida em que desmotiva sua aprendizagem em razão da complexidade dos processos, fenômenos e terminologias empregadas. O conteúdo abstrato parece se distanciar da vida cotidiana e a pergunta mais recorrente é “Por que estudar tudo isso?”. Nesse contexto, buscamos reconquistar o interesse do aluno por meio da demonstração do impacto que as informações sobre célula podem ter nas tomadas de decisão rotineiras. Para isso, desenvolvemos uma sequência didática de abordagem crítico-pedagógica embasada em CTS – Ciência, Tecnologia e Sociedade – e circunstanciada na organela mitocôndria. A intervenção foi realizada como pesquisa encoberta, na qual os estudantes foram convidados a questionar sobre a segurança, efetividade e aplicabilidade da tecnologia do laser numa perspectiva científica e social, confrontando o interesse individual e a reflexão sobre os limites entre a saúde e a estética. As falas e as impressões dos sujeitos foram registradas em áudio e vídeo e, após o devido consentimento, foram analisadas usando como referencial o Engajamento Disciplinar Produtivo (EDP). Dessa forma, verificamos em que medida uma abordagem contextualizada dos conhecimentos sobre mitocôndria propicia o engajamento dos alunos no processo de ensino e aprendizagem de Biologia Celular. Em decorrência disso, o aluno passa de mero espectador a protagonista, ou seja, como um agente que pode resolver problemas e mudar a si mesmo e o mundo ao seu redor. | - |
| Descrição: dc.description | Studying the cells instigate a fascination in the students of the biological field as it in the same time discourage them due to the complexity of the tactics, methods, phenomena, and terminologies used on. The unreal and not tangible subject studied seems to be further away from their normal lived lives way of living, and the most common doubt is “Why should we study about it’? In this way we seek to get back the interest of the student displaying to them the impact that the cells information have on their routine lives and on normal decisions made daily. To reach it we developed a didactic sequence on a critical reflexive approach STS- Science, Technology and Society-based on the organelle mitochondrial. The intervention was given as a undercovered searching, through which the students were invited to question about safety, effectiveness and applicability of the laser technology on a scientific and social point of view, going against the personal interest and the self-thinking reflection between the boundaries of beauty and health. The answers collected were registered by audio and video after having the proper consetiment, analysed usuing as a referencial point the Methodology of the Productive Engagement (MPE). Hence, we intend to verify and check on which way a contextualysed approach of the knowledges about mitochondria may promote the getting of, or reconciliation, of the students on the learning process of Cell Biology. Therefore the student goes from just an outsider to the author of it, as an individual who is about to handle problems and issues turning out himself and all the world around. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | aberto | - |
| Direitos: dc.rights | Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo autor, em 19/03/2020, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado a autora e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Didática | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ciência - aspectos sociais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Lasers | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mitocôndria | - |
| Título: dc.title | A saúde e a estética como contextualizadoras da aprendizagem em biologia celular : uma experiência CTS sobre o laser e suas interações nas mitocôndrias. | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: