Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Corrêa, Savio Figueira | - |
Autor(es): dc.creator | Malaquias, Isabel | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:10:31Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:10:31Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16874 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v11i13.35230 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1004387 | - |
Descrição: dc.description | O estímulo à leitura e ao conhecimento científico podem ser trabalhados de forma conjunta em processos de aprendizagem através da divulgação científica. Este tipo de abordagem possibilita uma melhor compreensão de como surgem os conceitos e fenômenos da natureza através do recurso à História da Ciência em sala de aula. O presente trabalho visa a divulgação e apropriação da história da invenção do fotofone, no ensino de física, através da utilização de extratos de um artigo histórico sobre a mesma e o recurso à produção de uma história em quadrinhos, aplicando uma oficina sobre o uso desta técnica gráfica. O trabalho foi desenvolvido em quatro turmas do Colégio Kennedy, nos meses de fevereiro e março de 2021, via sistema remoto, sendo 2 turmas do 9º ano do ensino fundamental e 2 turmas do 1º ano do ensino médio. Após a realização da oficina, os alunos construíram histórias em quadrinhos sobre a história e o funcionamento do fotofone. A análise das histórias em quadrinhos, bem como dos resultados do questionário aplicado, permitiu conhecer o grau de compreensão da leitura adquirido pelos alunos mediado pelo uso das linguagens gráfica e escrita produzidos por estes. Sendo assim, foi possível destacar que o emprego do tema, em sala de aula, envolvendo História da Ciência e a utilização da ferramenta de construção de histórias em quadrinhos teve um efeito motivador sobre os alunos e permitiu verificar apropriação por parte destes de aspetos importantes da compreensão científica da questão em jogo. | - |
Descrição: dc.description | The stimulus to reading and scientific knowledge can be worked together in learning processes through scientific dissemination. This type of approach enables a better understanding of how the concepts and phenomena of nature arise using the History of Science in the classroom. The present work aims at the dissemination and appropriation of the history of the invention of the photophone, in the teaching of physics, using extracts from a historical article about it and the use of the production of a comic book, applying a workshop on the use of this graphic technique. The study was developed with four classes at Kennedy High School, in February and March 2021, via remote system, being 2 classes from the 9th year of elementary school and 2 classes from the 1st year of high school. After the workshop, the students built comics about the history and functioning of the photophone. The analysis of the comics, as well as the results of the applied questionnaire, enabled to know the degree of reading comprehension the students acquired mediated by the graphic and written languages they produced. Therefore, it was possible to highlight that the use of the theme, in classroom, involving History of Science and the use of the comic book construction tool had a motivating effect on the students and allowed them to verify their appropriation of important aspects of the scientific understanding of the issue at stake. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - AtribuiçãoNãoComercial 4.0 Internacional. Fonte: PDF do artigo. | - |
Palavras-chave: dc.subject | História da ciência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Divulgação científica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Scientific literacy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cómic | - |
Título: dc.title | História da ciência e ensino de física através de uma oficina de história em quadrinhos. | - |
Título: dc.title | History of science and physics teaching through a comics workshop. | - |
Título: dc.title | Historia de la enseñanza de las ciencias y la física a través de un taller de cómic. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: