Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Silva, Marcos Antonio Pereira da | - |
Autor(es): dc.creator | Patrocínio, Sandra de Oliveira Franco | - |
Autor(es): dc.creator | Fernandes, Jomara Mendes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:10:30Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:10:30Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17878 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1004379 | - |
Descrição: dc.description | Essa pesquisa tem por objetivo compartilhar a experienciação do uso de dois objetos dinâmico-táteis (ODTs) como mediadores na construção de modelos mentais de conceitos químicos abstratos por um estudante com deficiência visual (ECDV). Os ODTs são ferramentas que, por aplicação de forças (mecânica ou magnética, obtidas, por exemplo, pela tensão de elásticos ou de borrachas e de ímãs, respectivamente), geram movimentos e alterações da configuração inicial do sistema. A presente investigação se trata de um estudo de caso único, de natureza qualitativa. Os resultados revelaram que o ECDV, a partir da experienciação tátil em nível sensorial muscular possibilitada pelos ODTs, desenvolveu uma integração dinâmica e simultânea de informações permitindo a construção de modelos mentais dos conceitos e dos fenômenos estudados. Portanto, a utilização de ODTs pode contribuir de forma significativa como mediador para a construção de modelos mentais de conceitos químicos abstratos por estudantes cegos. | - |
Descrição: dc.description | This research aims at sharing the experience of using two dynamic-tactile objects (DTOs) as mediators in the construction of mental models of abstract chemical concepts by a visually impaired student (VIS). DTOs are tools that, through the application of forces (mechanical or magnetic, obtained, for example, by the tension of rubber bands or rubbers and magnets, respectively), generate movements and changes in the system’s initial configuration. The present investigation is a single case study, of a qualitative research nature. The results revealed that the VIS, from the tactile experience at the muscle sensory level, made possible by the DTOs, developed a dynamic and simultaneous integration of information allowing the construction of mental models of the concepts and phenomena studied. Hence, the use of DTOs can meaningfully contribute as a mediator to the construction of mental models of abstract chemical concepts by visually impaired students. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | O periódico Experiências em Ensino de Ciências permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/807>. Acesso em: 13 maio 2022. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de química | - |
Palavras-chave: dc.subject | Visual impairment | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dynamic-tactile object | - |
Título: dc.title | O uso de materiais dinâmico - táteis na elaboração conceitual por um estudante cego : trabalhando o efeito de forças e a estabilidade energética de sistemas intramoleculares. | - |
Título: dc.title | The use of dynamic - tactile materials in conceptual elaboration by a visually impaired student : working on the effect of forces and energetic stability of molecular systems. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: