Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Paula, Joyce Cristina Mendes de | - |
Autor(es): dc.creator | Patrocínio, Sandra de Oliveira Franco | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:10:25Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:10:25Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17877 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1004330 | - |
Descrição: dc.description | Diante do importante papel do livro didático nos processos de ensino e aprendizagem, tanto para estudantes quanto para professores, buscamos, neste trabalho, analisar como a história da ciência está sendo empregada nos livros didáticos de Ciências da Natureza e suas Tecnologias voltados para o Ensino Médio indicados pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático em 2021 dentro da temática “Leis de Newton”. Colocando luz sobre o potencial que a história da ciência carrega de formar concepções dos estudantes sobre o caráter do conhecimento científico, utilizamos a metodologia criada por Laurinda Leite (2002), adotando uma abordagem qualitativa, para compreender quais são as perspectivas que as obras estão trazendo para seus leitores. Embora haja a presença de elementos da história da ciência e uma tentativa discreta, em alguns livros, de introduzila de uma forma um pouco mais explanativa, de modo geral, apresenta-se uma história da ciência linear, alheia a fatores humanos e sociais que permeiam a construção histórica do conhecimento, inculcando uma imagem de neutralidade da ciência e inexorabilidade do método científico. | - |
Descrição: dc.description | Based on the important role assumed by the textbook in teaching and learning processes, not only for students but also for teachers, we seek to analyze in this work how History of Science is being used in high school level textbooks about Nature Sciences and their Technologies. We considered textbooks with regard to “Newton’s laws” that were indicated in 2021 by the Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD – Brazilian Textbook Program). Illuminating the potential that the History of Science has to form student conceptions about the scientific knowledge character, we used the methodology created by Laurinda Leite (2002), adopting a qualitative approach to understand which perspectives the works are providing to their readers. Although it can be identified in some books the presence of elements of the History of Science and a reasonable attempt to introduce it in a little more explanatory way, in general, the History of Science presented is linear, unconnected with human and social factors that are present in the historical development of knowledge, inculcating a neutral image of the science and also the inexorability of the scientific method. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | O periódico Experiências em Ensino de Ciências permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/807>. Acesso em: 13 maio 2022. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Livro didático | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de física | - |
Palavras-chave: dc.subject | History of science | - |
Palavras-chave: dc.subject | Newton’s laws | - |
Título: dc.title | A história da ciência na temática "leis de Newton" em livros didáticos de ciências da natureza e suas tecnologias indicados pelo PNLD 2021. | - |
Título: dc.title | The history of science in the theme “Newtons’s laws” in textbooks about nature science and their technologies indicated by PNLD 2021. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: