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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Gomes, Ricardo Carlos | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:10:22Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:10:22Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018-04-04 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018-04-04 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9820 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1004302 | - |
| Descrição: dc.description | No presente artigo, discute-se o conceito de dṛśya kāvya (visível poesia) da tradição cênica indiana como proposta de dramaturgia do corpo. Partindo do impacto que as tradições cênicas asiáticas provocaram no teatro europeu no século XX, são analisados alguns conceitos e técnicas de atuação do teatro-dança clássico indiano (em particular, Orissi e Kathakali), baseadas na tradução da palavra em gesto corporal. Questiona-se também a relevância dessa discussão para um teatro que busca distanciar-se de um modelo logocêntrico, numa perspectiva intercultural. | - |
| Descrição: dc.description | This article intends to analyze the concept of dṛśya kāvya (visible poetry) from the Indian scenic tradition, as a proposal to a dramaturgy of the body. Starting from the impact that the Asian scenic tradition caused in the European theater in the 20th century, we will examine some concepts and acting techniques from the Indian classical dance-theater (specially Orissi and Kathakali), which are based in the translation of the word into physical gesture. We also question the relevance of this discussion to a theater seeking to distance itself from a logocentric model, in an intercultural perspective. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | aberto | - |
| Direitos: dc.rights | Os trabalhos publicados na Revista Brasileira de Estudos da Presença estão sob licença Creative Commons 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Fonte: Revista Brasileira de Estudos da Presença <http://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/about>. Acesso em : 05 mar. 2018. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Trabalho do ator | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Kathakali | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Interculturalismo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Clássico indiano | - |
| Título: dc.title | A dramaturgia do corpo no teatro indiano como visível poesia. | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
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