Análise do conteúdo de Epigenética abordado nos livros didáticos de Biologia do Ensino Médio.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorCampos, Sayonara Quaresma Alves-
Autor(es): dc.creatorTorres, Priscilla Ferreira-
Autor(es): dc.creatorCosta, Fernanda de Jesus-
Autor(es): dc.creatorCruz, Izinara Rosse da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:10:21Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:10:21Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-10-10-
Data de envio: dc.date.issued2023-10-10-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17557-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2022u693711-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1004289-
Descrição: dc.descriptionEpigenética é a área da Biologia que estuda alterações no fenótipo que não são causadas por alterações na sequência de DNA. Trata-se de marcações químicas, provocadas pelas interações do indivíduo com o meio em que vive, que interferem na manifestação de suas características e que são herdáveis. Embora o tema seja atual e de impacto social, muitos professores relataram desconhecimento. Assim, este artigo teve como objetivo avaliar o conteúdo de epigenética abordado nos livros didáticos de Biologia aprovados pelo PNLD/2018 utilizados nas escolas públicas da região metropolitana de Belo Horizonte. Foram analisados 6 livros e apenas 50% deles abordavam o tema. Dentre estes, apenas 33% apresentaram o conteúdo de forma clara, completa e ilustrada, evidenciando que o assunto ainda é pouco abordado nos livros. Os resultados comprovam a necessidade de revisões mais detalhadas e criteriosas dos materiais que vem sendo aprovados pelo PNLD, para minimizar os erros e a ausência de assuntos atuais da Biologia.-
Descrição: dc.descriptionEpigenetics is the field of biology that focuses on the study of alterations in phenotype not caused by changes in the DNA sequence. These are chemical markings influenced by the individual's interactions with the environment, which signal their characteristics and are heritable. Although it is a current and important subject, teachers still report unfamiliarity with it. Thus, this article aimed to evaluate epigenetics as it is addressed in Biology textbooks approved by the Brazilian Textbook Program (PNLD)/2018 used in public schools in the metropolitan region of Belo Horizonte. Six books were analyzed, but only half included the topic. Among these, only 33% presented the content in a clear, complete and illustrated way, showing that the issue is still minimized in textbooks. The results highlight the need for more detailed and careful reviewing methods and criteria concerning the approved textbooks in use for students in Brazil, in order to minimize errors and update Biology textbooks for more up-to-date references.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsEste trabalho está sob uma licença Creative Commons AttributionNonCommercial 4.0 International License. Fonte: PDF do artigo.-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Genética-
Título: dc.titleAnálise do conteúdo de Epigenética abordado nos livros didáticos de Biologia do Ensino Médio.-
Título: dc.titleAn analysis on the content of Epigenetics as approached in Secondary Biology textbooks.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.