Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Campos, Sayonara Quaresma Alves | - |
Autor(es): dc.creator | Torres, Priscilla Ferreira | - |
Autor(es): dc.creator | Costa, Fernanda de Jesus | - |
Autor(es): dc.creator | Cruz, Izinara Rosse da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:10:21Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:10:21Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17557 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2022u693711 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1004289 | - |
Descrição: dc.description | Epigenética é a área da Biologia que estuda alterações no fenótipo que não são causadas por alterações na sequência de DNA. Trata-se de marcações químicas, provocadas pelas interações do indivíduo com o meio em que vive, que interferem na manifestação de suas características e que são herdáveis. Embora o tema seja atual e de impacto social, muitos professores relataram desconhecimento. Assim, este artigo teve como objetivo avaliar o conteúdo de epigenética abordado nos livros didáticos de Biologia aprovados pelo PNLD/2018 utilizados nas escolas públicas da região metropolitana de Belo Horizonte. Foram analisados 6 livros e apenas 50% deles abordavam o tema. Dentre estes, apenas 33% apresentaram o conteúdo de forma clara, completa e ilustrada, evidenciando que o assunto ainda é pouco abordado nos livros. Os resultados comprovam a necessidade de revisões mais detalhadas e criteriosas dos materiais que vem sendo aprovados pelo PNLD, para minimizar os erros e a ausência de assuntos atuais da Biologia. | - |
Descrição: dc.description | Epigenetics is the field of biology that focuses on the study of alterations in phenotype not caused by changes in the DNA sequence. These are chemical markings influenced by the individual's interactions with the environment, which signal their characteristics and are heritable. Although it is a current and important subject, teachers still report unfamiliarity with it. Thus, this article aimed to evaluate epigenetics as it is addressed in Biology textbooks approved by the Brazilian Textbook Program (PNLD)/2018 used in public schools in the metropolitan region of Belo Horizonte. Six books were analyzed, but only half included the topic. Among these, only 33% presented the content in a clear, complete and illustrated way, showing that the issue is still minimized in textbooks. The results highlight the need for more detailed and careful reviewing methods and criteria concerning the approved textbooks in use for students in Brazil, in order to minimize errors and update Biology textbooks for more up-to-date references. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Este trabalho está sob uma licença Creative Commons AttributionNonCommercial 4.0 International License. Fonte: PDF do artigo. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Genética | - |
Título: dc.title | Análise do conteúdo de Epigenética abordado nos livros didáticos de Biologia do Ensino Médio. | - |
Título: dc.title | An analysis on the content of Epigenetics as approached in Secondary Biology textbooks. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: