
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Mendes, Paulo Henrique Aguiar | - |
| Autor(es): dc.contributor | Mendes, Paulo Henrique Aguiar | - |
| Autor(es): dc.contributor | Menezes, William Augusto | - |
| Autor(es): dc.contributor | Souza, Wander Emediato de | - |
| Autor(es): dc.creator | Silva, Ana Paula da | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:10:20Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:10:20Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-05 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-05 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15808 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1004287 | - |
| Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Letras. Departamento de Letras, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto. | - |
| Descrição: dc.description | A presente pesquisa tem como objetivo analisar o discurso presente em canções do meio sertanejo universitário com o objetivo de encontrar representações de imaginários machistas e possessivos. A música, exercendo um papel de suma relevância socialmente, sendo uma prática cultural e humana, alcança atualmente uma disseminação por meio das redes sociais e outras formas audiovisuais que afetam, direta ou indiretamente, a vida das pessoas. Sendo assim, podemos encontrar na mídia, músicas que carregam discursos de violência e propagam machismo e sexismo, como acontece em alguns casos de músicas do gênero Sertanejo Universitário, um estilo relativamente novo que vem ganhando muita visibilidade no Brasil, principalmente entre o público jovem. Partindo de teorias da argumentação, do discurso, noções de retórica e enunciação, faremos o levantamento de músicas problemáticas desse meio musical para analisar, à luz de teóricos da área, o discurso violento e machista presente nessas canções, muitas vezes velado e não tão explícitos. | - |
| Descrição: dc.description | The present research aims to analyze the discourse present in songs from the Sertanejo Universitário musical genre to find representations of sexist and possessive imaginaries. Music, playing a role of great social relevance, and being a cultural and human practice, currently reaches dissemination through social networks and other audiovisual forms that directly or indirectly affect people's lives. Thus, we can find in the media, songs that carry violent speeches which propagate machismo and sexism, as in some cases of songs from the Sertanejo Universitário genre, a relatively new style, which has been gaining a lot of visibility in Brazil, especially among the young audience. Starting from theories of argumentation, discourse, notions of rhetoric, and enunciation, we will survey some problematic songs from this musical medium to analyze, in the light of theorists in the area, the violent and sexist discourse present in these songs, often veiled and not so explicit. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | aberto | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/us/ | - |
| Direitos: dc.rights | Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 01/11/2022 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite a adaptação. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Análise do discurso | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Argumentação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Sertanejo universitário | - |
| Título: dc.title | Problemáticas do poder em canções do gênero sertanejo universitário. | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: