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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.creator | Leite, Belchior Ribeiro | - |
Autor(es): dc.creator | Paulo, Jacks Richard de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:10:14Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:10:14Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19553 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.30681/2237-1648 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1004243 | - |
Descrição: dc.description | Este artigo tem como proposta central analisar como a cultura popular é abordada no cotidiano escolar. Além disso, pretende-se descrever a relação da cultura popular com a educação escolar, refletir como a cultura popular pode estar sendo marginalizada pela escola e identificar algumas contribuições e possibilidades para a integração da cultura popular na escola. O estudo caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa. Os dados coletados foram analisados de maneira descritiva, crítica e interpretativa. Foram levantados dados de pesquisas de autores como Abib (2006, 2019), Arroyo (2013), Burke (2010), Cordeiro (2022), Giroux e Simon (1994), Leite e Silva (2023), Moreira e Candau (2013), Pessoa (2018) entre outros, além da BNCC (2017) e da LDBEN (1996), Lei nº 9.394/96. Foi verificado que a cultura popular, mesmo tendo uma relação aproximada com a educação, é muitas das vezes marginalizada pelo currículo escolar, sendo que os conhecimentos legitimados e validados, quase sempre são aqueles que expressam as vozes da classe dominante. Todavia, acredita-se que existem possibilidades para integrar os saberes da cultura popular na escola e as contribuições são diversas: permite a compreensão de que todos os saberes são importantes; contribui para a afirmação da identidade cultural, de classe e de pertencimento do indivíduo; propicia uma educação emancipadora; possibilita uma formação humana, política e cidadã dos sujeitos, isto é, uma formação integral. | - |
Descrição: dc.description | This article's central proposal is to analyze how popular culture is approached in everyday school life. Furthermore, we intend to describe the relationship between popular culture and school education, reflect on how popular culture may be marginalized by schools and identify some contributions and possibilities for the integration of popular culture in schools. The study is characterized as bibliographical research, with a qualitative approach. The data collected was analyzed in a descriptive, critical and interpretative manner. Research data from authors such as Abib (2006, 2019), Arroyo (2013), Burke (2010), Cordeiro (2022), Giroux and Simon (1994), Leite e Silva (2023), Moreira and Candau (2013) were collected, Pessoa (2018) among others, in addition to BNCC (2017) and LDBEN (1996), Law nº 9,394/96. It was found that popular culture, even though it has a close relationship with education, is often marginalized by the school curriculum, with legitimized and validated knowledge almost always being those that express the voices of the dominant class. However, it is believed that there are possibilities to integrate knowledge from popular culture at school and the contributions are diverse: it allows the understanding that all knowledge is important; contributes to the affirmation of the individual’s cultural, class and belonging identity; provides an emancipatory education; enables a human, political and civic formation of subjects, that is, an integral formation. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Esta obra está sob uma Licença Creative Commons. Fonte: PDF do artigo. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cultura popular | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Integração de saberes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Marginalização | - |
Título: dc.title | A cultura popular no cotidiano da escola : da marginalização à integração. | - |
Título: dc.title | Popular culture in everyday school life : from marginalization to integration. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
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