Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Pimenta Neto, Olímpio José | - |
Autor(es): dc.contributor | Pimenta Neto, Olímpio José | - |
Autor(es): dc.contributor | Medrado, Alice Parrela | - |
Autor(es): dc.contributor | Gomes, Laurici Vagner | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Janete Ferreira da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:10:12Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:10:12Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14931 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1004221 | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Departamento de Filosofia, Instituto de Filosofia, Arte e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto. | - |
Descrição: dc.description | Considerando a fase madura do pensamento de Friedrich Nietzsche (1844-1900), a fase de seus escritos dos anos 80 e não desconsiderando seus escritos das outras fases, tentaremos pensar o cultivo do afeto trágico como fórmula suprema de afirmação da vida. Este estudo surge num contexto de alargar o âmbito de leitura do legado nietzschiano e de contribuir com uma nova proposta teórica: a de que a fórmula afeto trágico cria condições para a afirmação suprema da vida e para uma revitalização do homem em geral. Apostando na vontade de afeto como fórmula reduzida da vida, supomos a fórmula afeto trágico também como uma fórmula reduzida da vida e com isto tomá-la como nova fixação da ideia de “vida”. Inserimos, portanto, a fórmula afeto trágico de modo ‘essencial’ na economia da vida. Nova fixação da ideia de “vida”, como “vontade de afeto”. Vida é vontade de afeto. Um recurso de justificação à fórmula afeto trágico, nós encontramos em Assim Falou Zaratustra. Zaratustra fora um filósofo-artista-legislador. Como experimentador dos sentimentos criou para si o ‘direito ao grande afeto’- um artista esculpindo sobre os despojos de vida, uma ínfima parcela de alegria sobre a terra. De modo que nos resta compreender isso como um jogo e um combate dos afetos trágicos, um emparelhamento de forças e, sobretudo um quanta de expressões da vida, criados. Por outro lado, em termos morais, dizemos como Nietzsche disse: [...] “Basta, as morais são também elas apenas uma mímica dos afetos. As morais como pantomima dos afetos: os próprios afetos, porém, como pantomima das funções de tudo que for orgânico”. Aqui, cabe-nos o dissecamento dos valores niilistas que enfraquecem a vida, causam a sua degenerescência e a nega. Sobremaneira, o humano tomando para si a gestação e o parto do seu ser numa autodissecação- muda de visão, muda de gosto, uma muda de pele moral. Um humano capaz de si, sustentando sua carcaça, criando sua sombra e seu meio-dia. | - |
Descrição: dc.description | Considering the mature phase of Nietzsche's thought, the phase of his writings from the 1980s, and not disregarding his writings from the other phases, we will try to think of the cultivation of tragic affection as the supreme formula for affirming life. This study appears in a context of broadening the scope of reading of the Nietzschean legacy and contributing to a new theoretical proposal: that the formula tragic affection creates conditions for the supreme affirmation of life and for a revitalization of man in general. Betting on the volition for affection as a reduced formula for life, we assume the tragic affection formula as a reduced formula for life and thus taking it as a new fixation of the idea of “life”. We therefore insert the tragic affect formula in an 'essential' way in the economy of life. New fixation of the idea of “life”, as “volition for affection”. Life is the volition for affection. A justification resource to the tragic affection formula, we find in Also Sprach Zarathustra. Zarathustra was a philosopher-artist-legislator. As an experimenter of feelings, he created for himself the 'right to great affection' - an artist sculpting on the spoils of life, an insignificant amount of joy on earth. On the other hand, in moral terms, we say as Nietzsche said: [...] “Enough, morals are also just a mimic of affections. Here, it is up to us to dissect nihilistic values that weaken life, cause it to degenerate and deny it. Especially, the human taking the gestation and the delivery of his being in a self- dissection - changes his vision, changes his taste, a moral skin change. A human capable of himself, supporting his carcass, creating his shadow and his midday. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/us/ | - |
Direitos: dc.rights | Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 11/04/2022 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Zaratustra | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arte - filosofia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Discurso | - |
Palavras-chave: dc.subject | Afeto - psicologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Vida | - |
Título: dc.title | Arte, discurso e afeto : o afeto trágico como fórmula suprema de afirmação em "Assim falou Zaratustra". | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: