Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Araújo, Ernani Carlos de | - |
Autor(es): dc.contributor | Aguiar, Tito Flávio Rodrigues de | - |
Autor(es): dc.contributor | Araújo, Ernani Carlos de | - |
Autor(es): dc.contributor | Aguiar, Tito Flávio Rodrigues de | - |
Autor(es): dc.contributor | Arcipreste, Cláudia Maria | - |
Autor(es): dc.contributor | Grillo, Antônio Carlos Dutra | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Marcos Mascarenhas Franchini de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:10:10Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:10:10Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-03-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-03-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9669 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1004208 | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Construção Metálica. Departamento de Engenharia Civil, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto. | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho tem como objetivo discutir alternativas no ensino de profissionais do campo da construção civil que permitem o trânsito entre diferentes conhecimentos e que, de fato, propiciam o desenvolvimento de uma transdisciplinaridade na concepção de projetos, criatividades e aplicações práticas dos jovens e futuros profissionais. A partir de referências e obras análogas, sobretudo a partir da experiência dos Grandes Ateliers d’Isle d’Abeau, inaugurado em 2002 na França, propõe-se projetar e levantar a viabilidade da implantação de um edifício com ações de sustentabilidade em prol dos cursos que lidam com construção, design e arte em Ouro Branco/MG, cidade a 32 km de Ouro Preto. Entre os resultados deste estudo figuram um experimento que se deu por meio de um workshop de fabricação digital e o projeto do edifício em si, que permitiram a aproximação de diferentes disciplinas e a realização da construção de estruturas e espaços. Através do encontro entre os atores envolvidos na construção, desde a implementação dos materiais ao ambiente construído, mostra-se possível aproximar culturas historicamente distantes, tais como arte, arquitetura, engenharia e design. | - |
Descrição: dc.description | The present work aims to discuss alternatives in the teaching of professionals in the field of construction that allow the transit between different knowledge and that, in fact, provide development of a transdisciplinarity in the conception of projects, creativities and practical applications of the young and future professionals. From established experiences and similar references, especially from the background of the Grands Ateliers d'Isle d'Abeau inaugurated in 2002 in France, it is proposed to design and prospect the implantation of a building that apply actions of sustainability in favour of courses related to construction, design and art in Ouro Branco / MG, a city 32 km from Ouro Preto. Among the results of this study is a workshop of digital fabrication and the design of the edifice itself, which allowed the approach of different disciplines and the realization of the construction of structures and spaces. Through the encounter between the actors involved in the construction, from the implementation of the materials to the built environment, it is possible to approach historically distant cultures, such as art, architecture, engineering and design. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo autor, 16/02/2018, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Engenheiros - formação profissional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Construção - aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inovações educacionais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arquitetos - formação profissional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação | - |
Título: dc.title | Experimentação no ensino-aprendizagem da construção : um edifício-ferramenta para novas práticas didático-pedagógicas. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: