Escolarização em áreas rurais : a distorção idade-série na ótica dos gestores.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorNogueira, Marlice de Oliveira e-
Autor(es): dc.creatorSilva, Luciano Campos da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:10:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:10:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-21-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-21-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17315-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.18222/eae.v33.7289-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1004205-
Descrição: dc.descriptionO artigo apresenta resultados de uma pesquisa que investigou as condições em que ocorrem as situações de distorção idade-série entre estudantes que residem em territórios rurais. Foram analisadas as percepções de gestores escolares sobre esse fenômeno, em especial o modo como eles explicam sua ocorrência nas escolas. A metodologia utilizada foi qualitativa e envolveu a realização de entrevistas com os gestores de cinco unidades escolares. Os resultados indicam que, na ótica desses profissionais, dois conjuntos de fatores estariam na base do fracasso escolar dos estudantes: fatores extraescolares e fatores escolares, sintetizados como descompassos entre a modalidade de oferta escolar (currículos, tempos e espaços) e a realidade social e cultural vivenciada pelos estudantes em contextos rurais.-
Descrição: dc.descriptionEl artículo presenta resultados de una investigación que averiguó las condiciones en las que ocurren las situaciones de distorsión entre edad-año escolar entre estudiantes que residen en territorios rurales. Se analizaron las percepciones de gestores escolares sobre dicho fenómeno, sobre todo el modo en el que ellos explican su ocurrencia en las escuelas. La metodología utilizada fue cualitativa e involucró la realización de entrevistas con los gestores de cinco unidades escolares. Los resultados indican que, desde la óptica de estos profesionales, dos conjuntos de factores estarían en la base del fracaso escolar de los estudiantes: factores extraescolares y factores escolares, sintetizados como descompases entre la modalidad de oferta escolar (currículos, tiempos y espacios) y la realidad social y cultural vivenciada por los estudiantes en contextos rurales.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsEste é um artigo de acesso aberto distribuído nos termos da licença Creative Commons do tipo BY-NC. Fonte: PDF do artigo.-
Palavras-chave: dc.subjectDefasagem idade-série-
Palavras-chave: dc.subjectFracasso escolar-
Palavras-chave: dc.subjectEducação rural-
Título: dc.titleEscolarização em áreas rurais : a distorção idade-série na ótica dos gestores.-
Título: dc.titleEscolarización en áreas rurales : la distorsión entre edad-año escolar desde la óptica de los gestores.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.