Patrimônio gastronômico e gourmetização : a influência dos novos restaurantes no mercado novo de Belo Horizonte.

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Autor(es): dc.contributorCarvalho, Alissandra Nazareth de-
Autor(es): dc.contributorCarvalho, Alissandra Nazareth de-
Autor(es): dc.contributorPires, Maria do Carmo-
Autor(es): dc.contributorGimenes Minasse, Maria Henriqueta Sperandio Garcia-
Autor(es): dc.creatorZanella, Thais Cristina-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:10:09Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:10:09Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-18-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-18-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19336-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1004199-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Turismo e Patrimônio. Departamento de Turismo, Escola de Direito, Turismo e Museologia, Universidade Federal de Ouro Preto.-
Descrição: dc.descriptionOs hábitos e tradições alimentares são parte intrínseca da identidade cultural de uma sociedade, refletindo não apenas na nutrição, mas também nas relações sociais, valores, identidade e memórias coletivas. A gastronomia, como expressão máxima destas tradições, desempenha papel crucial na formação de identidade de uma comunidade, conectando gerações por meio de sabores e práticas que são transmitidas com o passar dos anos. Contudo, em um cenário contemporâneo marcado por transformações econômicas e turísticas, observa-se a emergência de fenômenos como a gourmetização, que ao alterar as características dos pratos, numa tentativa de diferenciação econômica e criativa, pode influenciar diretamente a dinâmica sociocultural desses espaços, podendo trazer impactos positivos e negativos. Neste contexto, a presente dissertação analisa o Mercado Novo de Belo Horizonte para verificar se ocorre gourmetização nos novos estabelecimentos do mercado. Este mercado, conhecido por sua riqueza cultural e diversidade gastronômica, tornou-se um espaço emblemático onde as práticas alimentares se entrelaçam com as transformações urbanas. Os novos restaurantes serão analisados com base nos restaurantes tradicionais, assim, adotou-se abordagem exploratória e qualitativa. Conclui-se que, embora a gourmetização não seja generalizada, ela está presente em certos espaços do Mercado Novo, evidenciando uma transformação cultural e econômica. Esse movimento atrai novos públicos e valoriza o patrimônio gastronômico, mas também levanta questões sobre a preservação da memória social e das tradições locais, gerando uma tensão entre o histórico e o contemporâneo.-
Descrição: dc.descriptionFood habits and traditions are an intrinsic part of a society's cultural identity, reflecting not only nutrition but also social relationships, values, identity, and collective memories. Gastronomy, as the ultimate expression of these traditions, plays a crucial role in shaping a community's identity, connecting generations through flavors and practices passed down over the years. However, in a contemporary scenario marked by economic and tourist transformations, the emergence of phenomena such as gourmetization is observed, which, by altering the characteristics of dishes in an attempt at economic and creative differentiation, can directly influence the sociocultural dynamics of these spaces, potentially bringing both positive and negative impacts. In this context, this dissertation analyzes the Mercado Novo in Belo Horizonte to verify if gourmetization occurs in the market's new establishments. This market, known for its cultural richness and gastronomic diversity, has become an emblematic space where food practices intertwine with urban transformations. The new restaurants will be analyzed based on traditional ones, adopting an exploratory and qualitative approach. It is concluded that although gourmetization is not widespread, it is present in certain spaces of Mercado Novo, highlighting a cultural and economic transformation. This movement attracts new audiences and enhances gastronomic heritage but also raises questions about the preservation of social memory and local traditions, creating a tension between the historical and the contemporary.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 United States-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/us/-
Direitos: dc.rightsAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 22/11/2024 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite a adaptação.-
Palavras-chave: dc.subjectServiço de alimentação-
Palavras-chave: dc.subjectGastronomia-
Palavras-chave: dc.subjectTurismo e gastronomia-
Título: dc.titlePatrimônio gastronômico e gourmetização : a influência dos novos restaurantes no mercado novo de Belo Horizonte.-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
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