
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Rosa, Milton | - |
| Autor(es): dc.creator | Orey, Daniel Clark | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:10:05Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:10:05Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-03 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-03 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11375 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1004174 | - |
| Descrição: dc.description | The application of ethnomathematics and the tools of mathematical modelling allow us to see a different reality and give us insight into mathematics accomplished holistically. Using this perspective, a pedagogical action that connects cultural aspects of mathematics with its academic aspects is referred to as ethnomodelling. This is a process of translation and elaboration of problems and questions taken from systems that are part of any given cultural group. Thus, we would like to broaden the discussion for possibilities for the inclusion of ethnomathematics and mathematical modelling perspectives by using ethnomodelling which, if done correctly, acts against colonialism and respects the social and cultural diversity with guarantees for the development of understanding of our differences through dialogue and respect. Ethnomodelling empowers these members of diverse groups against domination and oppression. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Direitos: dc.rights | aberto | - |
| Direitos: dc.rights | This work is licensed under Creative Commons Attribution 4.0 License. Fonte: O próprio artigo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Dialogic | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Emic | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Etic | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mathematical modelling | - |
| Título: dc.title | The anthropological dimension on ethnomodelling research based on ethnomathematics and modelling. | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: