Sustainability and strategic positioning in hydroponic prosuction.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorVieira, Vera Lúcia Fernandes-
Autor(es): dc.creatorNorato, Hélida Mara Gomes-
Autor(es): dc.creatorDuarte, Anderson Ribeiro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:09:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:09:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-11-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/20536-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.24857/rgsa.v18n10-283-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1004096-
Descrição: dc.descriptionObjective: This study analyzes the strategic positioning of a family farming company, exploring intersections in support of the certification process for the organic production of leafy vegetables. Theoretical Framework: We adopt a qualitative approach to achieve the objective through a case study on a farm in Minas Gerais/Brazil. We present details on hydroponics, the sustainability tripod, and strategic planning. Method: We presented an analysis of strategic planning. We applied case studies and bibliographic research. We employed a qualitative approach based on information obtained through interviews and in-loco observations. Results and Discussion: The results present the analysis of the SWOT matrix that compares the internal conditions of the organization with market conditions. The results highlighted the potential of the company under investigation. The offensive capacity demonstrates excellent conditions for taking advantage of opportunities. The defensive capacity reported the vulnerability to repel threats. Research Implications: This case study highlights the potential of analyzing strategic positioning. By applying the SWOT matrix and calculating strategic positioning, a significant positive value that attests to the offensive capacity in relation to the external environment was observed. Originality/Value: This study discusses the applicability of strategic positioning analysis for hydroponic companie sthrough sustainability actions. The interest in this product is widely known and highlights the relevance of studies to foster the evolution of strategic management in this segment.-
Descrição: dc.descriptionObjetivo: O objetivo deste estudo é analisar o posicionamento estratégico de uma empresa de agricultura familiar, com intuito de explorar interseções em apoio ao processo de certificação de produção orgânica de hortaliças folhosas. Referencial Teórico: Para alcançar o objetivo foi adotada uma abordagem qualitativa, por meio de um estudo do caso em propriedade agrícola situada em Minas Gerais/Brasil. Detalhamentos sobre a hidroponia, o tripé de sustentabilidade e planejamento estratégico são apresentados. Método: Uma análise de planejamento estratégico foi apresentada. Foi utilizado estudo de caso e pesquisa bibliográfica. Uma abordagem qualitativa foi empregada baseada em informações obtidas por entrevista e observações in-loco. Resultados e Discussão: Os resultados apresentam a análise da matriz SWOT que confronta as condições internas da organização diante das condições mercadológicas. Os resultados evidenciaram potencialidades da empresa sob investigação. A capacidade ofensiva demonstra ótima condição de aproveitamento de oportunidades. Já a capacidade defensiva relatou vulnerabilidade para rechaçar ameaças. Implicações da Pesquisa: Esse estudo de caso evidencia o potencial da análise do posicionamento estratégico. Por meio da aplicação da matriz SWOT e do cálculo do posicionamento estratégico, foi possível observar um valor positivo expressivo que atesta a capacidade ofensiva em relação ao ambiente externo. Originalidade/Valor: Este estudo discute a aplicabilidade da análise de posicionamento estratégico para empresas da hidroponia através de ações de sustentabilidade. O interesse nesse produto é amplamente conhecido e evidencia a relevância de estudos para fomentar a evolução da gestão estratégica nesse segmento.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languageen-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsRGSA adota a Licença de Atribuição CC BY do Creative Commons (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/). Fonte: PDF do artigo.-
Palavras-chave: dc.subjectSustainability actions-
Palavras-chave: dc.subjectSWOT matrix-
Palavras-chave: dc.subjectOrganic production-
Palavras-chave: dc.subjectHydroponics-
Palavras-chave: dc.subjectStrategic otential-
Título: dc.titleSustainability and strategic positioning in hydroponic prosuction.-
Título: dc.titleSustentabilidade e posicionamento estratégico na produção hidropônica.-
Título: dc.titleSostenibilidad y posicionamento estratégico en producción hidroponic.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.