
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Mapa, Gabriel | - |
| Autor(es): dc.creator | Rosa, Milton | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:09:55Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:09:55Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17181 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://journalofmathematicsandculture.files.wordpress.com/2023/04/volume_1_article_5_mapa_rosa-final.pdf | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1004072 | - |
| Descrição: dc.description | Este artigo é derivado do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) que foi desenvolvido pelo pesquisador, em conjunto com o seu orientador, ao investigarem teoricamente a convergência do Programa Etnomatemática e da Teoria das Inteligências Múltiplas numa ação pedagógica, cujo objetivo foi auxiliar no aprendizado inclusivo de alunos com Transtorno de Déficit de Atenção (TDA). Assim, essa pesquisa visou esclarecer os aspectos centrais de cada temática, com o intuito de compreender como essas bases teóricas operam conjuntamente, para possibilitar o processo de ensino e aprendizagem em Matemática para essa população escolar numa perspectiva cultural. Os resultados desta pesquisa teórica mostram que o desenvolvimento de uma ação pedagógica direcionada para o processo de ensino e aprendizagem em Matemática para os alunos com TDA por meio da conexão entre a Teoria das Inteligências Múltiplas e da perspectiva da Etnomatemática, é importante e relevante para a elaboração de atividades curriculares que sejam contextualizadas no ambiente sociocultural desses alunos. | - |
| Descrição: dc.description | This article is derived from the Course Completion Work (CCW) that was developed by the researcher together with his advisor in order to theoretically investigate the convergence of the Ethnomathematics Program and the Theory of Multiple Intelligences in a pedagogical action, whose objective was to assist in the inclusive learning of students with Attention Deficit Disorder (ADD). Thus, this research aimed to clarify the central aspects of each theme in order to understand how these theoretical bases operate together to enable the teaching and learning process in Mathematics for this school population in a cultural perspective. The results of this theoretical research show that the development of a pedagogical action aimed at the teaching and learning process in Mathematics for students with ADD through the connection between the Theory of Multiple Intelligences and the perspective of Ethnomathematics, is important and relevant for the elaboration of curricular activities that are contextualized in the sociocultural environment of these students. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | restrito | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Inclusão | - |
| Título: dc.title | Etnomatemática e inteligências múltiplas no desenvolvimento de uma ação pedagógica para alunos com transtorno de déficit de atenção-TDA. | - |
| Título: dc.title | Ethnomathematics and multiple intelligences in the development of a pedagogical action for students with attention deficit disorder-ADD. | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: