Etnomatemática e inteligências múltiplas no desenvolvimento de uma ação pedagógica para alunos com transtorno de déficit de atenção-TDA.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorMapa, Gabriel-
Autor(es): dc.creatorRosa, Milton-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:09:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:09:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-15-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-15-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17181-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://journalofmathematicsandculture.files.wordpress.com/2023/04/volume_1_article_5_mapa_rosa-final.pdf-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1004072-
Descrição: dc.descriptionEste artigo é derivado do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) que foi desenvolvido pelo pesquisador, em conjunto com o seu orientador, ao investigarem teoricamente a convergência do Programa Etnomatemática e da Teoria das Inteligências Múltiplas numa ação pedagógica, cujo objetivo foi auxiliar no aprendizado inclusivo de alunos com Transtorno de Déficit de Atenção (TDA). Assim, essa pesquisa visou esclarecer os aspectos centrais de cada temática, com o intuito de compreender como essas bases teóricas operam conjuntamente, para possibilitar o processo de ensino e aprendizagem em Matemática para essa população escolar numa perspectiva cultural. Os resultados desta pesquisa teórica mostram que o desenvolvimento de uma ação pedagógica direcionada para o processo de ensino e aprendizagem em Matemática para os alunos com TDA por meio da conexão entre a Teoria das Inteligências Múltiplas e da perspectiva da Etnomatemática, é importante e relevante para a elaboração de atividades curriculares que sejam contextualizadas no ambiente sociocultural desses alunos.-
Descrição: dc.descriptionThis article is derived from the Course Completion Work (CCW) that was developed by the researcher together with his advisor in order to theoretically investigate the convergence of the Ethnomathematics Program and the Theory of Multiple Intelligences in a pedagogical action, whose objective was to assist in the inclusive learning of students with Attention Deficit Disorder (ADD). Thus, this research aimed to clarify the central aspects of each theme in order to understand how these theoretical bases operate together to enable the teaching and learning process in Mathematics for this school population in a cultural perspective. The results of this theoretical research show that the development of a pedagogical action aimed at the teaching and learning process in Mathematics for students with ADD through the connection between the Theory of Multiple Intelligences and the perspective of Ethnomathematics, is important and relevant for the elaboration of curricular activities that are contextualized in the sociocultural environment of these students.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsrestrito-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão-
Título: dc.titleEtnomatemática e inteligências múltiplas no desenvolvimento de uma ação pedagógica para alunos com transtorno de déficit de atenção-TDA.-
Título: dc.titleEthnomathematics and multiple intelligences in the development of a pedagogical action for students with attention deficit disorder-ADD.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.