Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Davidson Paulo Azevedo | - |
Autor(es): dc.creator | Rosa, Milton | - |
Autor(es): dc.creator | Viana, Marger da Conceição Ventura | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:09:53Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:09:53Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-02-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-02-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7165 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://seer.mouralacerda.edu.br/index.php/plures/article/view/81/63 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1004050 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho visa discutir como os professores de matemática podem trabalhar em salas de aula e ambientes multiculturais de forma a reafirmar background cultural dos alunos. A utilização da História da Matemática aliada à Pedagogia Culturalmente Relevante é considerada uma sugestão pedagógica para atingir esse objetivo. Discutimos sobre os teóricos que apresentam a Pedagogia Culturalmente Relevante e apresentamos, brevemente, alguns trabalhos que realizam uma ponte entre essa teoria e a História da Matemática para ressaltar as características culturais e étnicas dos alunos. | - |
Descrição: dc.description | The objective of this work is to discuss how mathematics teachers can work in classrooms and multicultural environments in a way that reaffirms the students’ cultural background. We discuss about theoreticians who present Culturally Relevant Pedagogy and we briefly present a work that bridges this theory and the History of Mathematics to highlight students’ cultural and ethnic characteristics. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia culturalmente relevante | - |
Palavras-chave: dc.subject | Culturally relevant pedagogy | - |
Título: dc.title | A diversidade cultural na sala de aula e a história da matemática. | - |
Título: dc.title | Cultural diversity in the classroom and the history of mathematics. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: