Do sagrado a uma mercadoria : uma análise da produção de crimes patrimonializados pelo capitalismo artista através do estudo de caso do Manto Tupinambá.

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCosta, André de Abreu-
Autor(es): dc.contributorPaiva, Carlos Magno de Souza-
Autor(es): dc.contributorCosta, André de Abreu-
Autor(es): dc.contributorPaiva, Carlos Magno de Souza-
Autor(es): dc.contributorWeigert, Mariana de Assis Brasil e-
Autor(es): dc.contributorLisbôa, Natália de Souza-
Autor(es): dc.creatorCarvalho, Yandra Karolliny Santos de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:09:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:09:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-30-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-30-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/18454-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1004045-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Direito. Departamento de Direito, Escola de Direito, Turismo e Museologia, Universidade Federal de Ouro Preto.-
Descrição: dc.descriptionOs Crimes Patrimonializados ocasionam o distanciamento dos bens de suas comunidades originárias, ao mesmo tempo em que os leva para contextos aos quais seus verdadeiros significados são alterados. Nesse sentido, o objetivo é fazer uma reflexão, numa perspectiva ensaísta, acerca dos processos culturais que levam à caracterização de determinados comportamentos relacionados a alteração de significado de bens culturais, a depender do contexto em que estão, como transgressões ou não, utilizando os instrumentos da Criminologia Cultural. O marco teórico baseia-se na escolha do conceito de Capitalismo Artista além da realização do estudo de caso da Volta do Manto Tupinambá, em que é possível perceber a alteração de significado por ele sofrida. A pesquisa tem natureza teórica e qualitativa, utiliza- se do antimétodo característico da Criminologia Cultural, numa pesquisa jurídico-sociológica. Na conclusão deste estudo, através de uma cronologia, é possível perceber uma alteração do significado que foi construído para o Manto Tupinambá ao longo dos séculos, além disso, também se modifica nos dias atuais a depender de quem o observa: Tupinambás de Olivença, sistema jurídico do Direito do Patrimônio Cultural e a sociedade do Capitalismo Artista. Para além disso, o entendimento dessas condutas como Crimes Patrimonializados está diretamente relacionado a esses contextos, pois essa construção criminológica ocorre em apenas dois deles.-
Descrição: dc.descriptionProperty Crimes cause the distancing of assets from their original communities, at the same time that they take them to contexts in which their true meanings are altered. In this sense, the objective is to reflect, from an essayistic perspective, on the cultural processes that lead to the characterization of certain behaviors related to changing the meaning of cultural goods, depending on the context in which they are found, as transgressions or not, using the instruments of Cultural Criminology. The theoretical framework is based on the choice of the concept of Artist Capitalism in addition to carrying out the case study of the Volta do Manto Tupinambá, in which it is possible to perceive the change in meaning it has undergone. The research is theoretical and qualitative in nature, using the anti-method characteristic of Cultural Criminology, in legal-sociological research. At the conclusion of this study, through a chronology, it is possible to perceive a change in the meaning that was constructed for the Tupinambá Mantle over the centuries, in addition, it also changes today depending on who observes it: Tupinambás de Olivença, system of Cultural Heritage Law and the society of Artist Capitalism. Furthermore, the understanding of these behaviors as Property Crimes is directly related to these contexts, as this criminological construction occurs in only two of them.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/-
Direitos: dc.rightsAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 16/07/2024 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.-
Palavras-chave: dc.subjectCapitalismo - capitalismo artista - aspectos sociais-
Palavras-chave: dc.subjectPatrimônio cultural - direito-
Palavras-chave: dc.subjectDireito - criminologia-
Palavras-chave: dc.subjectVestuário na arte - Manto Tupinambá-
Palavras-chave: dc.subjectCrimes contra o patrimônio-
Título: dc.titleDo sagrado a uma mercadoria : uma análise da produção de crimes patrimonializados pelo capitalismo artista através do estudo de caso do Manto Tupinambá.-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

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