Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Freitas, Elias José de Rezende | - |
Autor(es): dc.creator | Prado, Leonardo Santos do | - |
Autor(es): dc.creator | Silva , Marcos Vinícius Félix da | - |
Autor(es): dc.creator | Alvarenga, Vinícius de Almeida | - |
Autor(es): dc.creator | Santana, Adrielle de Carvalho | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:09:44Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:09:44Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19256 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://dx.doi.org/10.22161/ijaers.99.1 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1003961 | - |
Descrição: dc.description | This work presents an active learning strategy applied to the Control Theory course for engineering students. It shows the importance of new approaches to classic teaching in this area. Background: Active learning strategies seek to make the student the center of the learning process, enabling them to develop skills to learn, to question reality, have a critical reflection on the subject, learn how to work in a team, and promote the dissemination of innovative ideas. The strategy proposed aims o promote an alternative to traditional classes of control theory, leaving the teacher as the center of learning and placing greater relevance on the active participation and responsibility of the student during their learning. This strategy consists of dynamic classes based on small challenges and a final project challenge. In the latter, each group must identify the system involved, simulate it, design a controller based on some control techniques studied, and implement it through operational amplifiers or microcontrollers. In addition, students must prepare a report and answer some theoretical questions. Results obtained and the students’ evaluation regarding their learning show the importance of using an active learning methodology in engineering courses. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | This is an open access article under the CC BY license (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/). Fonte: PDF do artigo. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Active learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Engineering fields | - |
Palavras-chave: dc.subject | Student perception | - |
Palavras-chave: dc.subject | Case Study | - |
Título: dc.title | Active learning strategy applied to control theory teaching. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: