Desenvolvimento profissional e inovação pedagógica : a experiência de formação dos professores supervisores do PIBID na Região dos Inconfidentes-MG.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorJardilino, José Rubens Lima-
Autor(es): dc.creatorOliveri, Andressa Maris Rezende-
Autor(es): dc.creatorSilva, Ises Mitiko Masago-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:09:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:09:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-02-19-
Data de envio: dc.date.issued2018-02-19-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9552-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.22476/revcted.v3i2.211-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1003914-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho é um recorte de uma investigação em rede desenvolvida no OBEDUC pela UECE, UFOP e UNIFESP, denominada “Desenvolvimento Profissional Docente e Inovação Pedagógica: estudo exploratório sobre contribuições do PIBID”, que teve como objetivo reconhecer as contribuições do programa para a formação continuada e o desenvolvimento profissional docente de professores da educação básica que integram o PIBID. Neste artigo, serão apresentadas considerações sobre a experiência de formação dos professores supervisores da Região dos Inconfidentes - MG, no que se refere ao desenvolvimento profissional e a inovação das práticas pedagógica. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com trinta docentes. Os dados foram analisados a partir da perspectiva de Candau (2009), García (2009), Nóvoa (1995) e Jardilino et. al (2014), entre outros. Dentre os resultados, destaca-se que os entrevistados apontam que essa experiência de formação contribuiu para a ressignificação das práticas e para o seu desenvolvimento profissional. Assim, programas de formação nos moldes do PIBID podem ser pensados como uma alternativa de formação também para os docentes experientes, firmada na reflexão sobre a prática e na troca de experiências.-
Descrição: dc.descriptionThis paper is a small part of a network investigation developed at OBEDUC by the universities UECE, UFOP e UNIFESP, called Teacher Professional Development and Pedagogical Innovation: Exploratory Study on Pibid’s Contributions”. The objective of the research is to recognize the contributions of PIBID in the continuous formation and the professional development of basic education teachers that integrate the program. Considerations on the training experience of supervisors teachers in the Inconfidentes Region – MG State will be presented. These contributions add to the professional development and innovation of pedagogical practices. Semi-structured interviews were carried out with thirty teachers. The data were analyzed from the perspective of the authors Candau (2009), García (2009), Nóvoa (1995) and Jardilino et. al (2014), among others. According to the results, the interviewees point out that this training experience contributed to the re-signification of the practices and to their professional development. In this way, training programs along the lines of the PIBID can be thought of as an alternative training for experienced teachers, based on reflection about practice and exchange of experiences.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsO periódico Crítica Educativa permite o depósito das versões pré-print e pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/1038>. Acesso em: 12 mar. 2020.-
Palavras-chave: dc.subjectProfessor supervisor-
Palavras-chave: dc.subjectFormação continuada-
Palavras-chave: dc.subjectDesenvolvimento profissional docente-
Título: dc.titleDesenvolvimento profissional e inovação pedagógica : a experiência de formação dos professores supervisores do PIBID na Região dos Inconfidentes-MG.-
Título: dc.titleProfessional development and pedagogical innovation : the formation experience of PIBID supervisor teacher in the Inconfidentes region (Minas Gerais).-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.