
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Antunes, Juliana Teixeira | - |
| Autor(es): dc.creator | Machado, Ísis Eloah | - |
| Autor(es): dc.creator | Malta, Deborah Carvalho | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:09:36Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:09:36Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-26 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-26 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16794 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.1016/j.jped.2021.04.004 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1003871 | - |
| Descrição: dc.description | Objective: To identify the associated factors to loneliness among Brazilian adolescents, consid- ering this is a knowledge gap and given its severity. The United Nations estimates that mental health problems affect approximately 20% of adolescents worldwide. Methods: This is a cross-sectional study with data from the National Adolescent School-based Health Survey 2015, conducted with students aged 13-17 in Brazil. The statistical analysis was performed with the calculation of the prevalence of feeling loneliness reported. Poisson regres- sion with the adjusted Prevalence Ratio was used to evaluate the association between sociode- mographic characteristics, family context, mental health and lifestyles, and feelings of loneliness. Results: 15,5% of Brazilian students reported loneliness in the last 12 months. Female gender, higher maternal education, insomnia and be bullying victims rarely or sometimes and most of the time or always had a higher prevalence rate of loneliness. Having friends, having a meal with parents or guardians 5 days or more a week and having understanding parents showed a lower prevalence ratio for loneliness. Conclusion: Loneliness feeling is frequent among adolescents and is associated with female gen- der, less social and family support, intra-family violence and risk behaviors such as alcohol con- sumption and bullying. Policies to promote physical and mental well-being in this age group, stimulating friendship and family participation in the lives of adolescents should be made . | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Direitos: dc.rights | aberto | - |
| Direitos: dc.rights | This is an open access article distributed under the terms of the Creative Commons license. Fonte: PDF do artigo. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mental health | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Comprehensive | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Health care | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Adolescent development | - |
| Título: dc.title | Loneliness and associated factors among Brazilian adolescents : results of national adolescent school-based health survey 2015. | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: