
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Miranda, Ana Carolina Gomes | - |
| Autor(es): dc.creator | Pazinato, Maurícius Selvero | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:09:31Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:09:31Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-16 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-16 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17805 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.33225/pec/23.81.176 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1003819 | - |
| Descrição: dc.description | The focus of the present study is the learning processes of concepts related to hydrogen bonds, which were developed using a didactic sequence (DS). Based on the perspective of Imre Lakatos, it was observed whether the explanatory models created by upper-secondary students form progressive transition sequences, which are similar to what Lakatos, in his text The History of Science, calls a “problem” that increases the explanatory/heuristic power of the model. To evaluate the evolution of these models, which generally consist of progressive transitions, four phases were developed: 1) the categorization of answers obtained in the DS in Realist, Empiricist or Rationalist zones, as well as an attribution of scores; 2) the determination of a score range for said zones; 3) hierarchical cluster analysis (HCA) and 4) an analysis of the progressive transition of the explanatory models. A continuous review of the ideas expressed by the students during their learning of the subject revealed that a significant share of students progressed conceptually. In a general way, it can be said that the activities developed in the DS contributed substantially to the progressive transition of the explanatory models made by most students. Furthermore, the approach of the DS toward the subject of hydrogen bonds allowed the students to interpret the phenomena studied using their knowledge of Chemistry. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Direitos: dc.rights | aberto | - |
| Direitos: dc.rights | This is an open access article under the Creative Commons Attribution 4.0 International License. Fonte: PDF do artigo. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | London force and dipole-dipole interactions | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Progressive transition | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Chemistry teaching | - |
| Título: dc.title | Contributions of lakatosian theory to the evaluation of explanatory models of intermolecular forces made by upper-secondary school students. | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: