Querido Einstein : a divulgação científica nas correspondências do cientista às crianças.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorCunha, Joyce Loraine Lopes-
Autor(es): dc.creatorAlmeida, Sheila Alves de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:09:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:09:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-04-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-04-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/18786-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.26843/rencima.v15n1a13-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1003808-
Descrição: dc.descriptionEinstein é um dos nomes de maior impacto no campo científico. Além disso, o físico se correspondia com crianças de diversas partes do mundo. Os documentos pertinentes podem ser consultados no livro Querido profesor Einstein: correspondencia entre Albert Einstein y los niños, que é precisamente o corpus desta investigação. Focando na temática científica, o objetivo central da pesquisa consiste em analisar as estratégias discursivas textuais empregadas pelo cientista para divulgar ciência às crianças, bem como identificar os elementos característicos do gênero de divulgação científica direcionado a esse público, presentes nas cartas. Nas cartas de Einstein, destaca-se o discurso didático, aspectos como a dimensão lúdica, o humor, a transgressão e a interpelação, com um uso de palavras que aproximam o público presumido dos conteúdos científicos. A existência das cartas de Einstein segue como um raro exemplo de um contato de um cientista renomado que se propõe a dialogar com as crianças.-
Descrição: dc.descriptionEinstein is one of the names with the greatest impact in the scientific field. Furthermore, the physicist corresponded with children from different parts of the world. The documents can be consulted in the book “Dear professor Einstein: correspondence between Albert Einstein and children”, which is precisely the corpus of this investigation. Focusing on the scientific theme, the central objective of the research is to analyze the textual discursive strategies used by the scientist to disseminate science to children and the aspects of the science communication genre for children are present in the letters. The didactic discourse, aspects such as the playful dimension, humor, transgression and interpellation, with a use of words that bring the presumed public closer to scientific content, stand out in Einstein's letters. The existence of Einstein's letters remains a rare example of contact from a renowned scientist who proposes to dialogue with children.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsEste artigo está sob os termos da Licença Creative Commons-Atribuição 4.0 Internacional. Fonte: PDF do artigo.-
Palavras-chave: dc.subjectEinstein-
Palavras-chave: dc.subjectDialogia-
Palavras-chave: dc.subjectDivulgação científica para crianças-
Título: dc.titleQuerido Einstein : a divulgação científica nas correspondências do cientista às crianças.-
Título: dc.titleDear Einstein : scientific disclosure in the scientist's correspondences to children.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.