Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Bohrer, Alice | - |
Autor(es): dc.creator | Tinti, Douglas da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:09:24Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:09:24Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15891 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.23925/2237-9657.2021.v10i2p073-088 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1003751 | - |
Descrição: dc.description | O presente artigo é um recorte de uma pesquisa concluída e tem por objetivo principal investigar as dificuldades apresentadas por alunos do 2o ano da Educação de Jovens e Adultos (EJA) ao utilizarem o GeoGebra no smartphone para o estudo da Funções Quadráticas. Trata-se de um estudo qualitativo que considerou o diário de campo e os registros dos alunos como fonte de dados. Analisa-se o desenvolvimento de atividade, composta por 2 exercícios, que foi resolvida com o auxílio do GeoGebra instalado nos seus smartphones. A análise evidenciou que, inicialmente, os alunos apresentaram dificuldades em manusear o GeoGebra. Porém, tal dificuldade foi diminuindo à medida que se familiarizaram com esse aplicativo. Conclui-se que, apesar das dificuldades iniciais no manuseio do GeoGebra apresentadas por alguns participantes da pesquisa, houve a percepção de que o uso do aplicativo facilitou a resolução das atividades, dado que esse recurso possibilita uma melhor visualização em relação ao gráfico e contribui para a tomada de decisão. | - |
Descrição: dc.description | This article is an excerpt from a completed research work and its main objective is to look into the difficulties presented by 2nd year students of Youth and Adult Education when using GeoGebra on the Smartphone for the study of Quadratic Functions. This is a qualitative study, which considered the field notebook and student logs as data source. It is analyzed the development of the Task, consisting of 2 exercises, which was solved with the help of GeoGebra installed on their smartphones. The analysis showed that, initially, the students faced difficulties in handling GeoGebra. However, this difficulty gradually diminished as they got acquainted with this application. It is concluded that, despite the initial difficulties in handling GeoGebra, shown by some research participants, there was a perception that the use of the application facilitated the resolution of Tasks, as this feature allows a better visualization in regards to graphs and allows for a better decision making. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | O periódico Revista do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo permite distribuição, remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra, mesmo para fins comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/2511>. Acesso em: 27 set. 2022. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Funções quadráticas | - |
Título: dc.title | Análise das dificuldades de alunos da Educação de Jovens e Adultos ao realizarem atividades utilizando o GeoGebra no smartphone. | - |
Título: dc.title | Analysis of the difficulties of Youth and Adult Education students when doing tasks using GeoGebra on the smartphone. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: