Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Araújo, Stela Maris Mendes Siqueira | - |
Autor(es): dc.creator | Paulo, Jacks Richard de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:09:23Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:09:23Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19524 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.54033/cadpedv21n9-169 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1003744 | - |
Descrição: dc.description | Recentemente, o avanço tecnológico tem impulsionado inúmeros reflexos sobre a sociedade de um modo geral, principalmente, no campo educacional no qual tem-se evidenciado intensos desdobramentos de tais influências em relação ao processo de ensino, de aprendizagem e de construção de conhecimento. Nesse sentido, o objetivo principal consistiu em analisar como o Trabalho de Campo Virtual pode se tornar uma metodologia eficaz para o processo de ensino e de aprendizagem. Para tal, buscou-se constituir uma parceria colaborativa com professores que atuam nos anos iniciais em uma escola pública, localizada na cidade de Ipatinga-MG. Evidenciou-se, por meio desta pesquisa que, o Trabalho de Campo Virtual pode proporcionar inúmeras contribuições para o processo de ensino, de aprendizagem e de construção de conhecimentos acerca dos fatos e fenômenos geográficos. Ademais, demonstrou-se também que a parceria colaborativa pode contribuir para o crescimento e aprimoramento profissional docente, sendo que o maior desafio é manter a parceria durante todo o projeto, pois, muitas vezes, os docentes por diferentes motivos, não têm a oportunidade de frequentar cursos de formação continuada. | - |
Descrição: dc.description | Recently, technological advances have had numerous impacts on society in gen-eral, mainly in the educational field, where intense developments of such influ-ences have been evident in relation to the teaching, learning and knowledge con-struction process. In this sense, the main objective was to analyze how Virtual Fieldwork can become an effective methodology for the teaching and learning process. To this end, we sought to establish a collaborative partnership with teachers who work in the initial years at a public school, located in the city of Ipatinga-MG. It was evident, through this research, that Virtual Fieldwork can pro-vide numerous contributions to the process of teaching, learning and building knowledge about geographical facts and phenomena. Furthermore, it was also demonstrated that collaborative partnership can contribute to the growth and pro-fessional improvement of teachers, with the biggest challenge being to maintain the partnership throughout the project, as teachers, for different reasons, often do not have the opportunity to attend continuing training courses. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Autores de trabalhos publicados no periódico Caderno Pedagógico mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Fonte: Caderno Pedagógico <https://ojs.studiespublicacoes.com.br/ojs/index.php/cadped/article/view/3359>. Acesso em: 01 ago. 2024 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino e aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Parceria colaborativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Trabalho de campo virtual | - |
Título: dc.title | Trabalho de campo virtual : reflexões sobre a viabilização para a construção do conhecimento geográfico. | - |
Título: dc.title | Virtual fieldwork goes beyond a practical activity in geography classes : a methodology to enable the construction of geographic knowledge. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: