O fazer pedagógico em contexto de inclusão : estratégias, ações e resultados.

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Autor(es): dc.creatorFranco, Marco Antônio Melo-
Autor(es): dc.creatorRodrigues, Paloma Roberta Euzebio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:09:21Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:09:21Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-02-16-
Data de envio: dc.date.issued2018-02-16-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9543-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.21723/riaee.v11.n3.7841-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1003723-
Descrição: dc.descriptionA investigação aqui proposta busca ir além do debate teórico sobre a inserção e a inclusão da criança no âmbito educacional. Ela volta-se para o trabalho pedagógico, em sala de aula, com a criança deficiente, no caso, a criança com paralisia cerebral. Trata-se de uma abordagem qualitativa que adota a pesquisa-ação como forma de compreender a realidade investigada e nela intervir, conjuntamente com os atores desse processo. Foi selecionada uma escola que possui no seu quadro discente crianças com paralisia cerebral. Acompanhou-se semanalmente, ao longo do período letivo, o processo de ensino e aprendizagem como forma de apropriação das rotinas, possibilitando assim, analisar, intervir e construir novas práticas pedagógicas, em conjunto com os sujeitos envolvidos. Como resultado, identificamos a construção, pelos docentes, de um olhar diferente sobre o processo de aprendizagem das crianças: a adoção de estratégias pedagógicas que consideram a individualidade dos sujeitos sem perder a dimensão do coletivo. Foram adotadas estratégias como a economia de escrita, reorganização dos espaços, mudança na forma de participação, adaptação curricular e de atividades, entre outras. Além disso, observamos um movimento conjunto dos profissionais da escola na implementação de ações que melhor acolham as crianças com deficiência.-
Descrição: dc.descriptionThis research seeks to go beyond the theoretical debate on the integration and inclusion of children with disability. It addresses pedagogical work in the classroom, with the disabled child, in this case, the child with cerebral palsy. This is a qualitative approach and action research that aims to understand the reality investigated and it intervene. Participates in the research a public school that has students with cerebral palsy. The classes were followed weekly during the school year, in order to understand and analyze the process of teaching and learning. In addition, we attempted to intervene and build new teaching practices with teachers. As a result we identified the adoption of pedagogical strategies that consider the individuality of the subjects and their participation in the school community. Strategies were adopted as written economy, reorganization of spaces, change in the form of participation, curriculum adaptation, and adaptation activities, among others.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsOs trabalhos publicados na Revista Ibero-Ameicana de Estudos em Educação estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais. Fonte: Revista Ibero-Ameicana de Estudos em Educação <https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/index>. Acesso em: 12 mar. 2020.-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectPrática pedagógica-
Título: dc.titleO fazer pedagógico em contexto de inclusão : estratégias, ações e resultados.-
Título: dc.titleThe pedagogical practices in inclusive context : strategies, actions and results.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

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