Análise de uma proposta de sequência didática sobre a diversidade genética e sociocultural entre os moradores negros da cidade de Ouro Preto.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Fábio Augusto Rodrigues e-
Autor(es): dc.contributorMoreira, Patrícia de Abreu-
Autor(es): dc.contributorCabral, Luciana Ferrari Espindola-
Autor(es): dc.contributorMaia, Cristina de Oliveira-
Autor(es): dc.contributorMoreira, Patrícia de Abreu-
Autor(es): dc.contributorSilva, Fábio Augusto Rodrigues e-
Autor(es): dc.creatorSchettino, Ana Luiza-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:09:07Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:09:07Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-05-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-05-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/18055-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1003628-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.-
Descrição: dc.descriptionO presente projeto teve como objetivo principal desenvolver uma sequência didática, pautada em temas relacionados à diversidade biossociocultural dos moradores negros de Ouro Preto, MG, para identificar o potencial do material e proporcionar oportunidades de aprendizado sobre diversidade genética e sociocultural entre jovens e adultos negros da cidade. Este progresso inclui a avaliação dos licenciandos que cursam a disciplina de práticas em ensino de genética como um de seus procedimentos, utilizando conteúdos das disciplinas de ciências e biologia e questões socioambientais relevantes para a área geográfica atingida pela SD. A pergunta que orientou essa pesquisa foi: como licenciandos do curso de Biologia avaliam um produto educacional voltado para a educação antirracista na cidade de Ouro Preto? A expectativa para esse produto educacional é que se possa oferecer um recurso educacional para trabalhar questões étnico-raciais a partir de uma perspectiva multicultural envolvendo a diversidade cultural presente no município. Dessa forma, seria possível subsidiar um processo de educação para valorização das várias culturas nas matrizes históricas e sociais brasileiras, permitindo que as histórias dos afrodescendentes e africanos sejam trabalhadas em sala de aula, inclusive nas que abordam temas científicos. Para que os temas de racismo, preconceito racial, características fenotípicas, sejam trabalhados de forma mais interessante e adequada, desenvolvemos uma proposta que pretende mobilizar aspectos da sociobiodiversidade da população preta ouro-pretana. Na avaliação dos licenciandos o produto educacional desenvolvido tem potencial para uma abordagem de ensino antirracista, trabalhando temas para superar definições de natureza biológica que restrinjam as compreensões sobre o conceito de raça, gene, cor, preconceito colocando na prática em sala de aula as leis 10.639/2003 e 11.645/2008.-
Descrição: dc.descriptionThe main objective of this project was to develop a didactic sequence, based on themes related to the bio-sociocultural diversity of black residents of Ouro Preto, MG, to identify the potential of the material and provide learning opportunities about genetic and sociocultural diversity among young people and black adults in the city. city. This progress includes the assessment of undergraduate students who take the subject of genetics teaching practices as one of its procedures, using content from science and biology subjects and socio-environmental issues relevant to the geographic area affected by SD. The question that guided this research was: how do Biology undergraduates evaluate an educational product aimed at anti-racist education in the city of Ouro Preto? The expectation for this educational product is that it can offer an educational resource to work on ethnic-racial issues from a multicultural perspective involving the cultural diversity present in the municipality. In this way, it would be possible to support an educational process to value the various cultures in Brazilian historical and social matrices, allowing the stories of Afro-descendants and Africans to be worked on in the classroom, including those that address scientific topics. In order for the themes of racism, racial prejudice and phenotypic characteristics to be dealt with in a more interesting and appropriate way, we developed a proposal that aims to mobilize aspects of the socio-biodiversity of the black population of Ouro Preto. In the evaluation of the graduates, the educational product developed has the potential for an anti-racist teaching approach, working on themes to overcome definitions of a biological nature that restrict understanding of the concepts of race, gene, color, prejudice, putting laws 10,639 into practice in the classroom. /2003 and 11,645/2008.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/us/-
Direitos: dc.rightsAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pela autora em 22/01/2024 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados a autora e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.-
Palavras-chave: dc.subjectRacismo-
Palavras-chave: dc.subjectAntirracismo-
Palavras-chave: dc.subjectRelações raciais-
Palavras-chave: dc.subjectGrupos étnicos-
Palavras-chave: dc.subjectOuro Preto - MG-
Título: dc.titleAnálise de uma proposta de sequência didática sobre a diversidade genética e sociocultural entre os moradores negros da cidade de Ouro Preto.-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.