Cantando Ciências : uma sequência didática integrando música e o ensino de vida e universo nos anos finais do ensino fundamental.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCruz, Luciana Hoffert Castro-
Autor(es): dc.contributorBarros, Marcelo Diniz Monteiro de-
Autor(es): dc.contributorPatrocínio, Sandra de Oliveira Franco-
Autor(es): dc.contributorCruz, Luciana Hoffert Castro-
Autor(es): dc.creatorRodes, Nathália de Assis-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:09:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:09:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-29-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-29-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/18934-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1003597-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências. Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.-
Descrição: dc.descriptionA presente pesquisa desenvolveu uma sequência didática que incorporou músicas cujas letras contêm termos científicos, visando sua utilização nas aulas de Ciências sobre os temas Sol, Lua e Terra. A proposta teve como principal objetivo fornecer um material didático que auxiliasse os professores na implementação dessa abordagem pedagógica, aproximando os estudantes dos conteúdos de maneira prazerosa e envolvente. Embasada em um referencial teórico abrangente, a pesquisa considerou estudos de renomados autores como Barros et al. (2013), Zabala (1998), Louro e Nigro (2021) e Lima (2018). Esses estudos destacaram a eficácia da utilização de recursos alternativos ou complementares, como a música, no processo de ensino e aprendizagem, além de ressaltar a importância das sequências didáticas e do papel do professor na educação contemporânea. Além disso, as músicas escolhidas abrangeram diferentes épocas e estilos musicais, buscando diversificar as referências e atender aos variados gostos dos alunos, tornando as aulas mais dinâmicas e atrativas. Espera-se que o material desenvolvido, com sua abordagem multifacetada, seja uma ferramenta valiosa para os professores de Ciências do oitavo ano do ensino fundamental. A expectativa é que essa sequência didática ajude a despertar o interesse dos estudantes pela ciência, incentivando uma aprendizagem ativa e engajadora.-
Descrição: dc.descriptionThe present research developed a didactic sequence that incorporated songs whose lyrics contain scientific terms, aiming for their use in Science classes on the themes Sun, Moon and Earth. The main objective of the proposal was to provide effective teaching material that would help teachers implement this pedagogical approach, bringing students closer to the content in a pleasant and engaging way. Based on a comprehensive theoretical framework, the research considered studies by renowned authors such as Barros et al. (2013), Zabala (1998), Louro e Nigro (2021), and Lima (2018). These studies highlighted the effectiveness of using alternative resources, such as music, in the teaching-learning process, in addition to highlighting the importance of didactic sequences and the role of the teacher in contemporary education. The didactic sequence developed went beyond the integration of music, also including other complementary pedagogical tools, such as comic books, educational videos and explanatory texts. These tools were carefully selected to enrich the educational process, providing a more complete and meaningful learning experience. Furthermore, the songs chosen covered different eras and musical styles, seeking to diversify the references and meet the varied tastes of the students, making the classes more dynamic and attractive. It is expected that the developed material, with its multifaceted approach, will be a valuable tool for science teachers in the eighth year of elementary school. The expectation is that this didactic sequence will help awaken students' interest in science, encouraging active and engaging learning.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 United States-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/us/-
Direitos: dc.rightsAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 11/10/2024 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados a autora e o licenciante.-
Palavras-chave: dc.subjectSequência didática-
Palavras-chave: dc.subjectVida e universo-
Palavras-chave: dc.subjectMúsica no ensino de Ciências-
Título: dc.titleCantando Ciências : uma sequência didática integrando música e o ensino de vida e universo nos anos finais do ensino fundamental.-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.