Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Quadros Júnior, João Fortunato Sorares | - |
Autor(es): dc.contributor | Quadros Júnior, João Fortunato Sorares | - |
Autor(es): dc.contributor | Paulo, Jacks Richard de | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Regiane Aparecida Caire da | - |
Autor(es): dc.creator | Marques, Luciane Cristina de Souza | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:09:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:09:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/18694 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1003566 | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto. | - |
Descrição: dc.description | A presente dissertação objetiva discutir a inclusão de estudantes com deficiência em espaços educativos por meio das artes visuais ao estabelecer conexões aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU com o item quatro que tem como proposta uma educação de qualidade e equidade. Esta discussão tem como base o uso da apreciação estética multissensorial durante o processo de aprendizagem por meio de práticas pedagógicas realizadas no Núcleo de Arte e Ofícios da Fundação de Arte de Ouro Preto – FAOP (MG). Fornecendo assim um estudo de caso voltado para o contexto da arte educação e sua perspectiva no âmbito da educação, propiciando uma observação dos métodos, recursos multifuncionais, didáticas da(o) arte educador em sala de aula. As artes visuais como um instrumento lúdico no processo de estimulação, através do tato analítico, além das áreas abordadas como psicomotora, cognitiva, linguagem, independência e social. | - |
Descrição: dc.description | This thesis aims to discuss the inclusion of students with disabilities in educational spaces through the visual arts, establishing connections between the UN Sustainable Development Goals and point four, which proposes quality and equity education. This discussion is based on the use of multisensory aesthetic appreciation during the learning process through pedagogical practices carried out at the Art and Crafts Center of the Arte de Ouro Preto Foundation – FAOP (MG). Thus providing a case study focused on the context of artistic education and its perspective in the field of education, providing an observation of the methods, multifunctional, didactic resources of the artistic educator in the classroom. The visual arts as a playful instrument in the stimulation process, through analytical touch, in addition to the areas addressed such as psychomotor, cognitive, language, independence and social skills. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 United States | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/us/ | - |
Direitos: dc.rights | Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 04/09/2024 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite a adaptação. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Artes visuais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Recursos audiovisuais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento sustentável | - |
Título: dc.title | As artes visuais como instrumento de inclusão de estudantes com deficiência na FAOP – Minas Gerais. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: